Anualmente, os trabalhadores podem sacar uma parte do seu Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço, mas ainda existem dúvidas sobre como aderir ao saque-aniversário para receber o FGTS ainda este ano. A adesão à esta modalidade disponibilizada pela Caixa Econômica Federal é opcional, e a quantia a ser recebida varia conforme o valor que está disponível na conta do trabalhador.
Quem tem direito ao saque-aniversário 2021?
Todos os trabalhadores que exercem atividades no regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), ou seja, que atuam em atividade profissional com carteira assinada podem aderir ao saque-aniversário. Mas é preciso comunicar à Caixa Econômica Federal o interesse em receber os valores anualmente.
Caso contrário, o saque somente poderá ser feito nas situações previstas em lei, como por exemplo, em caso de demissão sem justa causa ou para a aquisição de casa própria. Sendo assim, em 2021, ainda tem direito ao saque-aniversário os trabalhadores nascidos entre os meses de agosto e dezembro, basta ter feito a adesão dentro do prazo estabelecido pela Caixa. Os demais trabalhadores (nascidos entre janeiro e julho) somente poderão receber o FGTS em 2022.
Como aderir ao saque-aniversário do FGTS?
Para fazer adesão ao saque-aniversário, é bastante simples. Todo procedimento pode ser realizado pela internet. Isso porque a Caixa Econômica Federal disponibiliza as seguintes opções para o trabalhador:
Continua depois da publicidade
- aplicativo FGTS;
- site da caixa.gov.br;
Essas plataformas também possibilitam que o trabalhador acesse o atual saldo e faça uma simulação para saber qual valor poderá receber em 2021. Então, veja a seguir o passo a passo para ser incluído no saque-aniversário:
Adesão ao saque-aniversário do FGTS pelo aplicativo
Se você escolher esta opção, é necessário instalar o aplicativo em seu celular. O sistema está disponível para android ou iOS. Depois, siga os passos:
>> informe seu login e senha, mas se ainda não tiver cadastro registre seus dados;
>> clique em “entrar”;
>> busque pela opção “Meu FGTS”;
>> escolha a modalidade “Saque-aniversário do FGTS”;
Continua depois da publicidade
>> leia os termos e condições do saque-aniversário;
>> clique em “concordo”;
>> clique em “aderir Saque-aniversário”;
Adesão ao saque-aniversário do FGTS pelo site da Caixa
Quem preferir pode aderir ao saque-aniversário do FGTS para receber em 2021, através do site da Caixa Econômica Federal. A diferença é que está sendo exigido o acesso às funcionalidades do saque-aniversário via internet através de um certificado digital ICP-Brasil.
Esse documento é emitido por qualquer autoridade Certificadora credenciada junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Depois, siga o passo a passo: