GERAL
Usuários reclamam de aplicativo da Rbtrans que mostra horários dos ônibus
O aplicativo Meu Ônibus Rio Branco, divulgado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Rbtrans), não funciona como deveria, e deixa os usuários do transporte coletivo da capital acreana com mais dúvidas do que informações. É a reclamação de quem tenta acessar a plataforma.
A servidora pública Janayna Pessoa, que vive no bairro Calafate, diz que chegou a esperar 50 minutos na parada de ônibus, e quando o veículo passou, não buscou ninguém. “Esse aplicativo nem roda e quando abre, só mostra os pontos, mas não deixa claro se vai passar ou não o ônibus, e gente na sabe”, reclama.
O problema foi verificado pela equipe do Notícias da Hora, que confirmou a situação. O aplicativo não mostra se os veículos estão chegando ou os horários em que o usuário poderá embarcar nos coletivos. No Terminal Urbano, também não há informações sobre os horários em que os veículos chegarão ao espaço.
“Estou aqui há mais de meia hora esperando o ônibus do Santa Maria. Tem dias que demora até duas horas aqui. No final de semana demora muito mais, e isso quando eles colocam o ônibus, porque dia de domingo tem vezes que não tem nenhum, e a gente precisa pegar a lotação”, conta a cuidadora de idosos Aparecida Carvalho, de 54 anos.
Procurada, a Rbtrans, admitiu o problema. “Realmente esta inoperante. Isso é fato. Desde que assumimos em primeiro de janeiro, já estava inoperante devido a pandemia que veio colapsiar as operadoras do transporte, que inclusive atrasaram os salários dos seus colaboradores como é de conhecimento público. A previsão de que dia primeiro de dezembro de 2021, de acordo com o presidente do Sindcol Aluizio Habadhe, essa situação venha estar resolvida”.