Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Gol começa a demitir funcionários que recusaram vacina contra a Covid

Publicado em

A Gol Linhas Aéreas anunciou que começou a demitir os funcionários que se recusaram a tomar a vacina contra aCovid-19. A medida, anunciada em agosto deste ano, começou a valer neste mês, segundo a companhia. A empresa, entretanto, não revelou quantas demissões já foram feitas.

Em nota, a Gol afirmou que a posição se deve a um “compromisso da companhia com a saúde pública e a proteção da população em geral” e que todos os colaboradores que não apresentarem certificados de vacinação serão desligados.

A empresa anunciou que mais de 99% de seus funcionários estão com a imunização completa contra a doença.

Continua depois da publicidade

Em 1º de novembro, o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni,editou uma portaria proibindo empresas de exigir comprovação da vacinação contra a Covid-19 na hora de contratar novos funcionários. A norma também impede demissões por justa causa de colaboradores que não comprovarem a imunização.

A portaria foi questionada por partidos da oposição no Supremo Tribunal Federal (STF). À Corte, o ministro do Trabalho e da Previdência argumentou que tomou a decisão por causa do risco de “demissão em massa de trabalhadores”.

Na sexta-feira (12/11), o ministro Luís Roberto Barroso, suspendeu parte da portaria., que passou a permitir a extinção do contrato de trabalho, com justa causa, por falta de vacinação.

Com a polêmica, o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP)protocolou, na semana passada, um projeto de lei na Câmara que permite que empresas públicas e privadas deixem de contratar “pessoas que não estejam devidamente em dia com sua carteira de vacinação do Programa Nacional de Imunização”.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress