Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

MPF determina adequações de acessibilidade em instituições de ensino superior do Acre

Publicado em

Em junho de 2020 o Ministério Público Federal conseguiu sentença favorável para obrigar quatro instituições de ensino superior do Acre a promover adequações de acessibilidade nas instalações físicas e também manter e seus quadros instrutores de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Na mesma ação, a União Federal foi condenada a cumprir seu dever de fiscalização nas referidas instituições. O prazo para cumprimento das determinações era de 30 dias.

Na sentença, foram condenadas a Universidade Federal do Acre (Ufac), Sociedade Acreana de Educação e Cultura (Centro Universitário U:verse), União Educacional do Norte (Uninorte) e a Faculdade de Teologia e Filosofia (Sinal), além da União Federal.

Na execução da sentença, o MPF requer a intimação das condenadas para que comprovem, no prazo de 10 dias, a adequação dos espaços físicos aos requisitos de acessibilidade, comprovando o saneamento das falhas apontadas no laudo pericial constante da ação.

Continua depois da publicidade

Além disso, as instituições deverão comprovar, no mesmo prazo, a manutenção de instrutores de LIBRAS e a presença deles nas disciplinas e cursos frequentados por alunos surdos.

A União deverá também comprovar a realização de fiscalização nas instituições de ensino superior em funcionamento no Acre, durante seus ciclos avaliativos, a fim de medir a observância dos itens a que foram condenadas.

Com informações da assessoria do MPF no Acre.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress