Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Ministério da Saúde afirma que não há casos da variante Ômicron identificados no Brasil

Publicado em

Governo federal afirma que ‘está em constante vigilância’ para definir medidas de contenção da nova cepa

O Ministério da Saúde informou em nota nesta sexta-feira (26) que não foi identificado nenhum caso da variante B1.1.529 do novo coronavírus, batizada de Ômicron, no Brasil.

“A pasta está em constante vigilância e analisa, de forma conjunta com vários órgãos do governo federal, as medidas a serem tomadas”, diz a nota.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com o comunicado, o governo brasileiro solicitou à OMS (Organização Mundial da Saúde) mais informações sobre a nova variante. “Além disso, o ministério já enviou um comunicado de risco à Rede de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública no Sistema Único de Saúde para estar alerta para qualquer mudança no cenário epidemiológico.”

A nova variante motivou a decisão de impedir a entrada de estrangeiros vindos de seis países africanos. A restrição valerá a partir da próxima segunda-feira (29) e atingirá África do Sul, Botsuana, Essuatíni (antiga Suazilândia), Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

“O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país”, anunciou o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, em uma rede social.

Ômicron

Mais cedo, a OMS informou que havia batizado a variante identificada no continente africano de Ômicron e classificado a cepa de variante de preocupação. De acordo com a entidade, a decisão foi tomada por causa da grande quantidade de mutações apresentada pela variante, com algumas delas mostrando “características preocupantes”.

A classificação, segundo a OMS, exige importantes ações por parte dos governos, como o compartilhamento de sequências de genoma; a comunicação de casos e mutações; e a realização de investigações de campo e de análises laboratoriais para melhor compreender os impactos, a epidemiologia, a severidade e a efetividade de medidas de saúde pública.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress