A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (2), cinco mandados de prisão e dois de busca e apreensão contra suspeitos de fazerem parte de organização criminosa que utilizava estradas vicinais da região do Pantanal de Mato Grosso do Sul para o tráfico de cocaína.
Segundo a PF, ainda estão sendo cumpridas ordens judiciais para o sequestro de veículos e de dinheiro em nome dos alvos da ação.
As investigações que levaram a operação começaram com o monitoramento pela polícia de um grupo de pessoas que era responsável por trazer a cocaína da Bolívia para o Brasil, a partir da fronteira, em Corumbá.
Conforme a Polícia Federal, após a organização receber a cocaína, eram utilizadas várias estradas vicinais na região do Pantanal para levar a droga até o norte de Mato Grosso do Sul, onde o entorpecente era armazenada em alguns imóveis.
Depois, o grupo recrutava caminhoneiros para fazer o transporte da droga em meio a outras cargas. O nome da ação, Overload (sobrecarga), remete a essa estratégia dos traficantes.
De acordo com a PF, em poucos meses de investigação foram feitas quatro apreensões de carregamentos de cocaína da quadrilha em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Foram presas sete pessoas e apreendidos 830 quilos da droga.