Ainda neste ano, Derineudo ajudou o picolezeiro Manoel Vieira, de 59 anos, a construir sua casa, pedindo doações por meio de uma vakinha. Seu Manoel enfrentava dificuldades pelas ruas da capital acreana.
Derineudo acompanhou o comerciante de porta em porta. Ajudou a oferecer sorvetes até esvaziar o carrinho de Manoel. Dessa forma, o vendedor pode voltar para casa com alimentos suficientes para passar o final de ano.
“Uma vaquinha virtual arrecadou mais de R$ 100 mil, valor suficiente para Manoel ganhar uma casa reformada e mobiliada. A inauguração do novo lar, em maio deste ano, teve bolo confeitado, balões, brinde com champanhe e o picolezeiro de roupa nova para o evento”, diz um trecho da reportagem.
No final de 2021, o policial venceu o Prêmio Razões, da plataforma Razões para Acreditar, apresentado pelo humorista Fábio Porchat e pela empreendedora Sauanne Bispo. Ele foi escolhido por causa da vaquinha para comprar a casa de Manoel, realizada na plataforma.
“É chamado de “anjo” por dedicar grande parte de seu tempo e até uma parcela do salário para ajudar outras pessoas”, continua a reportagem.