Em entrevista à TV Morena, a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone confirmou que Mato Grosso do Sul tem seis casos confirmados, sendo quatro em Corumbá, um em Dourados e outro em Campo Grande. De acordo com a SES, todos os pacientes já receberam alta.
A confirmação foi feita após sequenciamento genômico realizado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Mato Grosso do Sul e encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo (SP).
Além de Mato Grosso do Sul, ao menos três estados brasileiros – Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo – têm relatos de testes positivos tanto para a Covid como para a Influenza.
Ainda conforme a secretária, o diagnóstico é o mais importante para que, dessa forma, o tratamento adequado seja iniciado. Para atendimento de casos suspeitos, principalmente quando há dois ou mais sintomas concomitantes, todas as unidades de saúde estão referenciadas e farão o tratamento adequado.
Recomendações
As medidas de prevenção são as mesmas das recomendadas ao coronavírus:
- Manter o uso da máscara, especialmente nos locais pouco ventilados ou em que não é possível manter o distanciamento social;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
- Dotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.