Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Equipes da Saúde começam ação de testagem rápida de Covid e vacinação na OCA em Rio Branco

Publicado em

Equipes da Saúde começam ação de testagem rápida de Covid e vacinação na OCA em Rio Branco — Foto: Murilo Lima/Rede Amazônica Acre

Equipes de saúde do Acre e de Rio Branco estão na Central de Serviços Públicos (OCA) fazendo testes rápidos para diagnosticar Covid-19 e também vacinando a população que está no centro. A estimativa é atender mil pessoas durante o dia. A ação se estende até sexta-feira (7) de 8h a meio-dia.

A testagem faz parte do Programa Diagnosticar para Cuidar do Ministério da Saúde e conta com equipes da Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre) e Municipal (Semsa). A ideia é não apenas identificar casos positivos assintomáticos, mas também elaborar um perfil epidemiológico do paciente e saber com quem a pessoa teve contato.

Isso ajudará o monitoramento dos casos pelo município. O morador irá fazer um teste rápido de antígeno, que detecta a proteína do novo coronavírus. O resultado sai em 15 minutos. Ao todo, 4 mil testes foram disponibilizados para os três dias de ação.

Gabriel Mesquita, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), explica que, caso a pessoa seja diagnosticada com Covid ela é atendida por um médico. As equipes montaram um posto médico também na OCA, que faz avaliação clínica do paciente e dá os encaminhamentos necessários.

Continua depois da publicidade

“Se der positivo, aqui mesmo vai ter um médico que vai atender essa pessoa e dar todos os encaminhamentos necessários, seja receituário médico ou atestado médico. Hoje [quarta, 5] a gente trouxe mil testes, mas se necessário traremos mais porque a gente tem estoque disponível para quem procurar”, destaca.

A vacinação contra Covid é para qualquer pessoa maior de 12 anos e também para quem já pode tomar a dose de reforço. Há doses de Coronavac, Pfizer e Astrazeneca.

Ação ocorre até sexta-feira (7) em Rio Branco — Foto: Murilo Lima/Rede Amazônica Acre

Ação ocorre até sexta-feira (7) em Rio Branco — Foto: Murilo Lima/Rede Amazônica Acre

‘Agiliza bastante’

 

Para quem procurou atendimento na OCA e se deparou com as ações de saúde, a medida foi acertada. O músico Aurelino Parada, de 65 anos, disse que foi atendido rapidamente.

“Eu acho isso uma maravilha, porque a gente vai nos postos e não consegue fazer esse teste e aqui não, a gente chega e faz rapidinho. Eu tô preocupado, inclusive, acho que estou com Covid porque há duas semanas estou ruim mesmo. Agora é aguardar e, se der algo, ir ao médico. Tomei apenas a segunda dose e estou me preparando para tomar a terceira”, diz.

Ele destaca ainda que as pessoas precisam se conscientizar sobre a gravidade do vírus e entender que a pandemia ainda não acabou.

“Se todo mundo tiver consciência, a gente anda pela rua e vê muita gente sem máscara, quando tem festividade tu conta as pessoas que estão com máscara e é muito mais pessoas sem máscara e, por isso, a doença continua se espalhando”, diz.

Sandro Luiz, 31 anos, montador de móveis, tomou a dose de reforço da Pfizer na ação. Ele disse que foi resolver outra coisa e aproveitou para se vacinar, já que a ação estava oferecendo o serviço.

Continua depois da publicidade

“É bom porque a população sempre está na OCA. Por exemplo, eu vim fazer uma coisa e tomei a vacina também, já agiliza bastante o lado da população e a vacinação vai aumentando cada vez mais. Bem mais acessível e rápido”, destaca.

Se o teste der positivo, médico atende na OCA — Foto: Murilo Lima/Reprodução Rede Amazônica Acre

Se o teste der positivo, médico atende na OCA — Foto: Murilo Lima/Reprodução Rede Amazônica Acre

Casos de Covid e vacinação no Acre

O Acre voltou a não registrar casos novos de Covid-19 nessa terça-feira (4), porém registrou uma morte pela doença. Segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) os casos da doença permanecem em 88.395 e o número de vítima fatais subiu para 1.852.

A morte registrada no boletim é de um homem de 42 anos, que era morador de Porto Walter. Segundo a Saúde, ele deu entrada no Hospital do Juruá no dia 29 de dezembro, quando morreu.

O Acre está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de 9.881,4 casos para cada 100 mil habitantes. A taxa de mortalidade em cada 100 mil habitantes é de 206,9 já a de letalidade – quantidade de mortos dentro dos números confirmados da doença – é de 2,1%.

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre já recebeu 1.015.363 doses de vacinas e foram aplicadas 1.021.379 doses na população até o dia 9 de dezembro, data da última atualização. Das doses, 566.240 pessoas tomaram a primeira dose, 420.673 a segunda, 12.193 a dose única e 18.411 a de reforço.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Colaborou Murilo Lima, da Rede Amazônica Acre.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress