Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Família de seringueiro que tem 100 anos pede ajuda para comprar cadeira de rodas

Publicado em

Viver mais de um século é algo para pouquíssimas pessoas. Seu José Rufino dos Anjos, é um dos que pode se orgulhar de ter passado dos 100 anos de vida. Nascido no Seringal Macauã, em Sena Madureira, seu Rufino completa no próximo dia 10 de janeiro, 101 anos.

Atualmente morando no bairro Taquari, em Rio Branco, apesar dos limites impostos pela idade centenária, Seu Rufino ainda esbanja lucidez. Ele gosta de contar principalmente da vida de seringueiro e das pescarias que fazia no Rio Purus. Outra lembrança é do Padre Paolino, que sempre passava pela sua colocação, batizando a criançada, distribuindo remédios e levando palavras de conforto e esperança.

Durante os mais de 100 anos, Rufino fez de tudo um pouco na vida, mas a maior parte do tempo foi seringueiro, em uma época que com o corte da seringa era possível sustentar a família. E que família. Seu Rufino tem 14 filhos, 86 netos e 70 bisnetos.

Continua depois da publicidade

Apesar da celebração em completar 101 anos na próxima semana, a família de seu Rufino tem dificuldades para locomovê-lo por falta de uma cadeira de rodas. Mesmo lúcido, como foi dito na reportagem, a própria idade por si só já impõe alguns limites. Seu Rufino não consegue mais andar sozinho e reclama que sai pouco de casa.

Por isso, a família decidiu pedir ajuda para tentar dar de presente de 101 anos à seu Rufino uma cadeira de rodas. “A gente não tem condições de comprar porque é muito cara e resolvemos pedir ajuda, já que não é todo dia que alguém chega a mais de 100 anos. Ele não consegue mais andar sozinho e essa cadeira de rodas vai ser muito importante pra gente levar ele para passear, para uma consulta e até pra ele dar uma voltinha aqui pelo bairro”, afirma Zezé do Taquari, como é conhecido no bairro, casado com uma das filhas de seu Rufino e onde o idoso mora e é cuidado atualmente.

Quem quiser ajudar com qualquer quantia financeira ou de qualquer outra forma, pode entrar em contato pelo número 68 98412-6871. O endereço da família é na Rua São Paulo, 209, no bairro Taquari.

Propaganda
Advertisement