POLÍCIA
Com 53 casos em observação, visitas seguem suspensas em presídio no interior do Acre por causa de gripe
Retorno deve ocorrer no dia 22 de janeiro, segundo informou o Iapen. Suspensão foi anunciada dia 30 de dezembro.
Após 15 dias, as visitas no Complexo Penitenciário do Juruá, em Cruzeiro do Sul, seguem suspensas devido ao surto de gripe. A direção da unidade penitenciária tinha anunciado a suspensão ao emitir comunicado no da 30 de dezembro, devido aos casos de gripe dentro da unidade.
Segundo o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), ao menos 121 presos foram atendidos com sintomas gripais, quando anunciou a suspensão. Cruzeiro do Sul, assim como Rio Branco, está sofrendo nos últimos dias com surto de gripe.
Nesta sexta-feira (14), o Iapen informou que já há uma redução dos casos, com 53 presos apresentando sintomas gripais. Eles seguem em observação e a previsão é que as visitas sejam retomadas no próximo dia 22.
Na unidade, há 697 presos na Penitenciária Manoel Néri da Silva e 19 presas na Unidade Penitenciária Guimarães Lima, que é a ala feminina.
“Informamos que, devido ao aumento de casos de contaminação referente a síndrome gripal (influenza A), que vem acometendo todo o nosso estado, e visando a não proliferação do vírus dentro deste complexo penitenciário, além da preservação da saúde e o bem estar de todos os internos; e mediante orientação médica, comunicamos que as visitas familiares estão suspensas provisoriamente”, informou a nota enviada pela gestão.
Falta de vacina
Em meio a um surto de síndrome gripal e consequente aumento nos atendimentos em unidades hospitalares, o Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre informou que o estoque de vacina contra a Influenza acabou no estado.
O surto de gripe influenza atinge o município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Somente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade o número de atendimentos de pessoas com síndrome gripal quase dobrou nos últimos dias.