De acordo com o documento, que foi enviado para a RBTrans, “as empresas de transporte em operação necessitam, em caráter de urgência, sob pena de paralisação dos serviços, de suporte financeiro para aquisição de insumos essenciais para continuidade da atividade e pagamento de salários, pois não possuem receita para realizar operação das linhas a partir de domingo, dia 16 de janeiro de 2022″.
Ainda de acordo com o comunicado, “a movimentação de passageiros por viagem não cobre minimamente os custos que as empresas precisam dispor para que os ônibus façam a sua rota completa, não havendo simetria entre os gastos por viagem suportado, com a quantidade de passageiros transportados durante as mesmas viagens, conforme devidamente demonstrado por relatórios já protocolizados anteriormente nesta superintendência e debatido em inúmeras reuniões”.
Segundo o sindicato, a situação financeira das empresas foi agravada por conta da pandemia. “Caso não seja concedido auxílio financeiro pela Prefeitura, não haverá outro resultado senão a concessionárias paralização do sistema”, afirma o Sindcol.
Vale lembrar há cerca de três meses a Prefeitura de Rio Branco fez um repasse de R$ 2,4 milhões às empresas de ônibus com autorização da Câmara Municipal e mesmo assim uma delas abandonou a atividade, a Auto Viação Floresta.