GERAL
Dseis do Acre devem imunizar mais de 6,4 mil crianças indígenas de 5 a 11 anos contra a Covid
Equipes do Distritos Sanitários Especiais do Alto Rio Purus e Alto Rio Juruá (Dseis) no Acre devem vacinar mais de 6,4 mil crianças indígenas. Os profissionais aguardam o envio das doses do imunizante para iniciar a imunização.
O Dsei Alto Rio Purus informou que serão vacinadas na região 2.531 crianças. Já na região do Dsei Alto Rio Juruá serão 3.912 crianças indígenas imunizadas. As equipes esperam a entrega dos imunizantes para iniciar a vacinação no público infantil.
O Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI) afirmou que reservou 200 doses, 100 doses para cada Dsei, dos lotes que já chegaram ao estado acreano para enviar para os distritos. “Estamos aguardando a programação da equipe de deslocamento para as áreas”, informou a coordenação do PNI.
Na noite dessa segunda-feira (17), o segundo lote de vacina da Pfizer destinada a crianças de 5 a 11 anos chegou ao Acre para reforçar a campanha de imunização contra a Covid-19. O Ministério da Saúde encaminhou novamente 7,2 doses do imunizante.
Acre já recebeu dois lotes da vacina da Pfizer para imunizar crianças de 5 a 11 anos — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
A remessa foi enviada para a sede do PNI para que as doses sejam distribuídas aos municípios acreanos.
O primeiro lote das vacinas pediátricas, com 7,2 mil doses, chegou ao estado acreano na noite da última quinta (13), após impasse de informações.
Com os dois lotes é possível imunizar somente 12% do público de crianças de 5 a 11 anos no estado. A estimativa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) é vacinar aproximadamente 120 mil crianças de 5 a 11 anos.
Dsei Alto Rio Juruá
O Distrito Alto Rio Juruá atende 148 aldeias em oito municípios do estado. Segundo a coordenação do Dsei, as equipes de saúde que devem vacinar as crianças começaram o treinamento dia 11 de janeiro e terminam no próximo dia 21.
A previsão é de vacinar 3.912 crianças indígenas.
“A vacinação deste público iniciará tão logo as equipes de saúde concluam os treinamentos para manuseio do imunizante ofertado para as crianças e o recebimento das doses”, disse a coordenadora, Iglê Monte da Silva.
Equipes do Dsei Alto Rio Purus estão em treinamento até o próximo dia 21 para vacinar crianças indígenas — Foto: Arquivo/Dsei Alto Rio Purus
Dsei Alto Rio Purus
O Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Purus (Dsei Alto Rio Purus) é responsável pelo atendimento grupos indígenas das etnias Apurinã, Jamamadi, Jaminawa, Kaxarari, Kaxinawá, Kulina e Manchineri divididos em sete municípios, sendo quatro do Acre, dois do Amazonas e um de Rondônia.
A coordenadora do distrito, Carla Mioto, explicou que as equipes que não estão nas áreas indígenas já foram treinadas para imunizar as crianças. Contudo, ela acrescentou que, desde o dia 5 de janeiro, profissionais de saúde foram para as aldeias reforçar o atendimento de casos de síndrome gripal, levar o reforço da Covid-19 e dando outros tipos de assistência.
“Normalmente as equipes ficam de 20 a 30 em área, a partir da semana que vem o pessoal está saindo de área, vai ser capacitado e, na próxima entrada, que deve ser no final do mês e início de fevereiro, deve ser com vacina para as crianças”, complementou.
Carla destacou ainda que na próxima semana as equipes treinadas já devem entrar nas áreas de Extrema, distrito de Rondônia, e em Manoel Urbano, cidade do Acre. “Tem equipe saindo e entrando [nas aldeias]”, concluiu.