GERAL
Demora faz população que busca teste para Covid-19 se aglomerar no Quinari
Várias pessoas com suspeita de Covid-19 se aglomeraram na porta do posto de saúde Professor Doby, no bairro Edílio Rodrigues, em Senador Guiomard, em busca de atendimento nesta terça-feira (25).
A denúncia de pacientes que estavam na unidade é que o posto não estava aberto e nenhum profissional estava no local para fazer os testes na população que esperava o atendimento.
Eles ainda reclamaram que tiveram que ficar embaixo da chuva enquanto esperavam o posto ser aberto.
A demora fez diversas pessoas esperarem por horas para receber fichas de atendimento e fazer o teste. Um paciente disse que há poucas fichas e a distribuição demora. “A pessoa chega aqui 10, 11 horas, pra ser atendido 14 horas”.
“Por causa dessa demora, a pessoa que não tava contaminada, se contamina por ter que ficar horas aglomerado”, complementa o paciente.
Segundos os pacientes, nos próximos dias não haverá testes rápidos, apenas exames de sorologia que demora 3 a 4 dias para que o resultado fique pronto.
Ao Na Hora da Notícia, a secretária de Saúde de Senador Guiomard, Dayana Reis, relatou que a demanda está grande e o município não tem mais testes rápidos.
Ela ainda disse que pessoas de Rio Branco estão indo ao Quinari para realizar o teste, o que dificulta a demanda. “Estamos tentando fazer de tudo para atender todos”.
Sobre a falta de testes rápidos, a secretária disse que serão oferecidos apenas exames de sorologia e na manhã desta quarta (26) haverá 30 coletas. Sobre este exame, ela disse que haverá coletas nos dias de segunda, quarta e sexta.
“Nossa quantidade de testes rápidos que era pra 3 meses, utilizamos em menos de 10 dias. Conseguimos mais 300, mas, destes, estão realizando os últimos 50 agora. Não tem mais testes rápidos no estado do Acre pra disponibilizarem pra nós”, relatou.