Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Desmatamento na Amazônia atinge recorde apenas nas três primeiras semanas de janeiro

Publicado em

Cerca de 360 km² de floresta foram destruídos entre 1º e 21 de janeiro, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Esse número, o maior desde 2015 e correspondente a uma área maior do que a cidade de Belo Horizonte (MG), chama a atenção por ter sido alcançado apenas nas três primeiras semanas do ano.

Em janeiro do ano passado, o desmatamento da Amazônia foi de 83 km², quatro vezes menos do que o registrado nos primeiros 21 dias de 2022.

Continua depois da publicidade

No ranking de estados desmatadores, o Mato Grosso ficou na primeira posição, com 118 km² desmatados. Rondônia aparece em segundo lugar, com 99 km² desmatados.

Em seguida, vêm Pará (52 km²), Roraima (41 km²), Amazonas (40 km²), Acre (9 km²) e Maranhão (1 km²). Tocantins e Amapá não registraram desmatamento, segundo a plataforma Terra Brasilis.

Especialistas ambientais consideram que os dados podem indicar um risco elevado de que 2022 se torne outro ano devastador para a Amazônia do Brasil.

Em novembro, o Inpe anunciou que o desmatamento da Amazônia brasileira havia se estendido a 13.235 km2 entre agosto de 2020 e julho de 2021, um número inédito em 15 anos.

Na terça-feira (1), o Observatório do Clima revelou que o Ibama executou no ano passado apenas 41% do seu orçamento disponível para fiscalização ambiental em 2021.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress