MUNDO
Rainha Elizabeth 2ª faz 70 anos de reinado: quando a jovem princesa percebeu que se tornaria rainha
Costuma-se dizer que a rainha Elizabeth 2ª viveu a primeira década de sua vida com pouca expectativa de seu destino. Ela era uma criança despreocupada, aparentemente, que passava o tempo brincando com seus cavalos e cachorros, livre da sombra do que estava por vir.
Este domingo marca o 70º aniversário de sua coroação. A jovem princesa Elizabeth tem sido comparada à atual princesa Beatrice — filha do segundo duque de York (“Bertie” em 1926, príncipe Andrew hoje), e, portanto, distante de qualquer perspectiva séria herdar a coroa britânica, quanto mais reinar sobre os cerca de 500 milhões de habitantes do que era então conhecido como a Comunidade Britânica e Império.
Dezembro de 1936 tornou-se o dramático ponto de virada neste cenário quando seu tio David, o rei Edward 7º, surpreendeu o mundo e sua família ao abdicar do trono para se casar com Wallis Simpson, sua amante americana divorciada — jogando Elizabeth, de 10 anos de idade, na linha direta de sucessão.
Seu pai, o príncipe Albert, assumiu o título de rei George 6º, e Elizabeth virou sua herdeira imediata — a primeira da linha de sucessão.