MUNDO
Joe Biden garante que EUA responderão de forma decisiva a qualquer ataque da Rússia contra a Ucrânia
O presidente dos EUA, Joe Biden, fez um pronunciamento nesta terça-feira (15) para falar sobre a crise no leste da Europa. O mandatário norte-americano afirmou que as forças de segurança do país ainda não verificaram nenhuma retirada de tropas da Rússia da fronteira com a Ucrânia.
Biden também ressaltou que os Estados Unidos responderão de maneira decisiva a qualquer ataque da Rússia, incluindo duras sanções econômicas ao país que já foram elaboradas pelo governo americano.
Apesar da linha incisiva no discurso, Biden disse que o povo russo não é alvo ou inimigo dos Estados Unidos. O presidente destaca que as nações envolvidas neste impasse do leste europeu desejam amenizar a situação e seguir o melhor caminho.
A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que entrou em destaque durante a escalada das tensões no leste europeu, também foi posta em pauta por Biden durante o discurso.
“Não se engane: os Estados Unidos vão defender cada pedaço dos territórios da Otan com toda a força norte-americana. Um ataque contra um território da Otan, é um ataque contra todos.”
Apesar da Ucrânia não ter ingressado na aliança do Atlântico, países vizinhos, como a Polônia, são signatários do acordo mútuo de defesa militar. Uma das exigências russas para uma desescalada, inclusive, é a garantia de que ucranianos não se juntem à Otan.