Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Quase 40% dos acreanos acreditam que Bolsonaro é culpado por inflação, diz pesquisa Perfil/Fieac

Publicado em

Quase 40% dos consideram Bolsonaro culpado por inflação. Foto: Reprodução/Blog do Esmael.

Um levantamento feito pelo Instituto Perfil de Pesquisas, encomendado pela Federação da Industria e do Comércio do Acre (Fieac) para a Pesquisa para Avaliação de Cenário Político e Econômico, mostrou que ao passo que o presidente Jair Bolsonaro (PP) é o preferido na corrida presidencial de 2022, ele também é culpabilizado, por quase 40% dos acreanos, pela inflação de 2021.

Segundo a pesquisa, que ouviu 1.404 pessoas de oito municípios de forma proporcional, 38,4% dos entrevistados disseram que o botijão de gás, os alimentos e a gasolina estão cada vez mais caras por conta do atual presidente.

Continua depois da publicidade

Em seguida, a pandemia de Covid-19 é apontada como culpada por 23,5% dos acreanos. Após isso, os governos passados (22,7%), o governador Gladson Cameli (6%) e os empresários e os bancos (5,6%) também foram culpabilizados pelos entrevistados.

Pesquisa foi realizada pelo Instituto Perfil de Pesquisas em fevereiro de 2022. Foto: Divulgação/Fieac.

A pesquisa foi feita entre os dias 14 a 19 de fevereiro de 2022, e tem percentual de 95% de confiança em demonstrar à realidade, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Continua depois da publicidade

As entrevistas foram realizadas nos municípios de Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó, Epitaciolândia, Xapuri e Cruzeiro do Sul, utilizando o modo “Face a Face”, com coleta de dados em zonas de trânsito de pessoas e nas residências.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement