POLÍCIA
Líder e cabeça pensante de facção em Rio Branco tem prisão preventiva decretada
Osvanildo da Costa, 39 anos, teve prisão preventiva decretada na sexta-feira (25) durante audiência de custódia no Fórum Criminal na Cidade da Justiça, em Rio Branco. Ele havia sido preso na quinta (24) por investigadores da Delegacia de Combate a Ações Criminosas Organizadas (Draco).
Apontado como líder de uma facção na Baixada da Sobral, Osvanildo comandava o tráfico na região do Conjunto Cabreúva, e seria uma das cabeças pensantes da organização criminosa.
A investigação levou os agentes da Draco a conseguirem prender o homem na própria casa dele, que fica na região que ele comandava. Na audiência de custódia, a juíza plantonista decretou a prisão preventiva de Osvanildo e ele foi encaminhado ao presídio.
De acordo com a Polícia Civil, Osvanildo ameaçava quem falasse algo a respeito dele, o que dificultou as investigações da Draco, pois os moradores tinham medo de dar informações sobre ele.
Osvanildo já foi vítima de uma tentativa de homicídio e levou 5 tiros. O fato aconteceu em maio do ano passado, quando ele foi baleado enquanto conversava com uma mulher próximo a um beco no Portal da Amazônia, no Calafate.
Na época, a Polícia Militar informou que criminosos armados chegaram no local e atiraram no homem. Mesmo ferido, ele correu para um Colégio Militar que fica na região e pediu ajuda a policiais militares que estavam na instituição.
Ele foi socorrido e levado pelo Samu em estado gravíssimo ao pronto-socorro de Rio Branco, e logo teve alta médica.