CIDADES
Rio Juruá transborda em Cruzeiro do Sul, atinge quase 20 localidades e famílias são levadas para abrigo
O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, ultrapassou a cota de transbordo, de 13 metros, neste sábado (26). O manancial marcou 13,74 metros na leitura das 6h e pelo menos oito famílias foram para abrigos públicos.
A equipes montaram abrigo nas escolas Thaumaturgo de Azevedo e Margarida Pedreira.
“A Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros, retirou oito famílias, que se encontram em abrigo e agora pela manhã há várias solicitações de medidas de saída de famílias e acredito que esse número de desabrigados deve aumentar no decorrer do dia. Estamos monitorando, acompanhando e o Estado está dando assistência ao prefeito Zequinha no que for necessário”, explicou o comandante da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista.
A previsão é de que o nível continua subindo devido a forte chuva que atinge a região na manhã deste sábado. Equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal fazem a remoção desse moradores para os abrigos.
Ao todo, foram removidas dos bairros 36 pessoas, sendo 22 adultos e 14 crianças. Há ainda uma família desalojada na casa de parentes.
Alguns dos bairros alagados na cidade:
- Lagoa
- São Salvador
- Manoel Terças
- Beira Rio
- Várzea
- Miritizal
- Cruzeirinho
- Remanso
- Saboeiro
- Olivença
- Cobal
Ainda segundo a Defesa Civil, sete comunidades rurais também estão inundadas pela cheia. São elas:
- Comunidade Florianópolis
- Boca do Môa
- Laguinho,
- Tapirí
- Praia Grande
- Nova Aliança
- Variante
Os bairros Lagoa, Miritizal, Cruzeirinhos e as comunidades Florianópolis, Boca do Môa e Nova Aliança tiveram a energia elétrica cortada.
Equipes de resgate já retiraram 36 moradores por conta a enchente do Rio Juruá — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros do Acre
Enchentes
Pelo menos outros três municípios enfrentam enchentes dos rios. Um deles é Tarauacá. O Rio Tarauacá, que leva o mesmo nome da cidade, no interior do Acre, baixou 40 centímetros, mas ainda segue acima da cota de transbordo, de 6,50 metros. Na manhã deste sábado, o manancial está com 10 metros.
O número de desabrigados não aumentou. Cinco famílias, totalizando 29 pessoas, continuam no abrigo público. A previsão das equipes de monitoração é de que o rio continua baixando pela falta de fortes chuvas na baixa do Rio Tarauacá.
Ao menos cinco bairros estão atingidos pelas águas, entre eles:
- Senador Pompeu (Conhecido como Bairro da Praia)
- Triângulo
- Bairro das Flores
- Parte do Centro
- Entorno da BR 364
Rio Juruá em Porto Walter deu sinal de vazante neste sábado (26) — Foto: Arquivo/Defesa Civil Municipal
Em Porto Walter, o Rio Juruá vazou 17 centímetros e alcançou a marca de 10,73 metros neste sábado (26). Mesmo com a vazante, o rio segue acima da cota de alerta, de 10 metros.
Cerca de 900 famílias estão atingidas pela cheia, mas ainda não há pessoas desabrigadas ou desalojadas. A Defesa Civil Municipal confirmou que só há retirada de moradores quando o rio atinge a cota de 11 metros.
Entre os bairros atingidos estão:
- Maloca
- Segundo Distrito
- Floresta
- Várzea
Em Feijó, 70 famílias foram afetadas pela enchente do Rio Envira — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros
Em Feijó, o nível do Rio Envira também apresentou vazante entre a noite dessa sexta (25) e manhã deste sábado (26). O manancial saiu de 12,28 metros para 12,22 metros, respectivamente. A cota de alerta é de 11,50 metros e de transbordo 12 metros.
Conforme o Corpo de Bombeiros na cidade, cerca de 70 famílias estão afetadas pelas águas do manancial.
A enchente atinge três bairros, entre eles, Terminal, Aristides e Hospital. Duas famílias com 15 pessoas estão desabrigadas.
Colaboraram o repórter Eldérico Silva e o videorrepórter Bruno Vinícius, da Rede Amazônica Acre.