Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Assistência Social do Estado fornece segunda via de certidões para população

Publicado em

Diversas instituições participaram do Projeto Cidadão em Assis Brasil. Foto: Elias Oliveira/SEASDHM

No início de novembro, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), esteve presente em Assis Brasil atendendo a população por intermédio do Projeto Cidadão, realizado pelo Tribunal de Justiça com o apoio de diversas instituições.

Um dos trabalhos realizados pela Secretaria na ação foi o atendimento a solicitações de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. Foram realizados 142 procedimentos e 70 resultaram em certidões que em breve serão entregues aos solicitantes.

A chefe da Divisão de Promoção do Registro Civil e Documentação da SEASDHM, Sebastiana Andrade, informa que, durante a ação, a demanda foi coletada e os encaminhamentos necessários foram realizados. Agora, os documentos prontos serão direcionados para a Secretaria de Assistência Social de Assis Brasil e os requerentes contatados para retirar suas certidões.

Continua depois da publicidade

“A certidão de nascimento é de extrema importância, por ser um grande símbolo da cidadania de uma pessoa na sociedade, sendo primordial para a retirada de outros documentos civis, como carteira de trabalho e título de eleitor”, explica Sebastiana. A técnica destaca também que o período de enchentes é um momento em que muitas pessoas acabam perdendo seus documentos.

Qualquer pessoa que busque a retirada de uma segunda via de certidão de nascimento, casamento, óbito ou certidão negativa de nascimento (que formaliza o “nada consta” no cartório indicado) pode se direcionar para o Setor de Direitos Humanos da SEASDHM e realizar o pedido gratuitamente. A sede da Secretaria se localiza no bairro Estação Experimental, na Avenida Nações Unidas, 2731, em Rio Branco.

Certidões serão encaminhadas para Assis Brasil e poderão ser retiradas na Secretaria de Assistência do município. Foto: Carlos Alexandre/SEASDHM

Pai Presente

O atendimento do programa Pai Presente, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também é feito pela Diretoria de Direitos Humanos e encaminhado para o cartório, atendendo mães, crianças e pais que buscam reconhecimento de paternidade e realização de exames de DNA.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress