MUNDO
Rússia faz exercícios com forças nucleares após ordem de Putin de alerta máximo
Dois dias depois de Vladimir Putin colocar forças nucleares em alerta máximo, a Rússia começou a posicionar submarinos com capacidade nuclear e lançadores de mísseis intercontinentais em exercícios nas regiões noroeste e leste do país, segundo a agência de notícias Associated Press.
A Frota do Norte russa afirma que vários submarinos nucleares estão envolvidos no exercício para “manobras em condições de tempestade”. O comunicado também diz que navios de guerra que protegem a península de Kola iriam se juntar ao treinamento.
Mais a leste do país, em Irkutsk, na Sibéria, forças estratégias posicionaram lançadores de mísseis balísticos intercontinentais em florestas da região, segundo nota atribuída ao Ministério da Defesa russo.
Não houve referências à ordem de Putin de colocar as forças nucleares do país em alerta máximo, feita em resposta ao endurecimento de críticas e sanções do Ocidente à Rússia. Também não está claro, até aqui, se os exercícios fogem de atividades rotineiras de treinamentos e exercícios militares da Rússia.