BRASIL
Aplicativos feitos pelo governo federal para Android trazem risco, alerta CGU
Auditoria da CGU concluiu que aplicativos do governo para Android desrespeitam LGPD, o que aumenta o risco de vazamento de dados de cidadãos.
A Controladoria-Geral da União (CGU)concluiu que o governo desrespeita a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) com seus aplicativos para aplicativos Android, o que aumenta o risco de vazamento de dados sensíveis do cidadão e informações oficiais do governo.
Isso acontece, prossegue a CGU, devido ao uso inadequado das permissões dos aplicativos disponibilizados no sistema operacional do Google. A análise está em relatório publicado pelo órgão de controle logo antes do carnaval, em 25/2.
O vazamento de dados, por sua vez, ampliaria “o risco de impactos negativos no relacionamento entre a sociedade e o Governo Federal”, o que “pode fazer com que os usuários tenham receio ou até evitem utilizar os aplicativos móveis, impactando na estratégia de ampliar esse canal de prestação de serviços cada vez mais relevante”.
A auditoria da CGU sugere como soluções a adoção de testes de segurança sobre os aplicativos e de “uma estratégia centralizada de identificação de brechas de segurança nos aplicativos do Governo Federal”.