RIO BRANCO
Acre vacinou apenas 17,83% do público infantil contra a Covid após mais de dois meses de campanha
Após mais de dois meses de campanha, o Acre conseguiu imunizar apenas 17,83% do público infantil contra a Covid-19. Os dados são do Programa Nacional de Imunização (PNI) contabilizados até essa terça-feira (1º).
A vacinação pediátrica iniciou no Acre no dia 17 de janeiro. A meta da Saúde acreana é imunizar 120.654 crianças de 5 a 11 anos com a 1ª dose. Até essa terça foram aplicadas em todo estado 21.515 doses.
A capital acreana, Rio Branco, por exemplo, pretende vacinar cerca de 49 mil crianças, mas, até o último levantamento, imunizou 10.456, o que representa 21,28% do público-alvo.
Cidades com maiores coberturas vacinais
. Assis Brasil – 28,19%
. Bujari – 35,90%
. Jordão – 28,35%
Cidades com menores coberturas:
. Marechal Thaumaturgo – 7,59%
. Plácido de Castro – 6,02%
. Porto Acre – 9,87%
A coordenadora do PNI no Acre, Renata Quiles, disse que as equipes de saúde têm vacinado o público durante o fim de semana e feriados, o que favorece os pais que trabalham e não conseguem levar os filhos para vacinar. Segundo ela, a falta de reações da vacina infantil tem gerado, gradativamente, a confiança dos pais.
“Esse cuidado com as técnicas na vacinação da criança tem apresentado resultado satisfatório para os pais. Outro aspecto importante é a ampliação do serviço. Vacina aos finais de semana, feriados têm favorecido aqueles que trabalham e não conseguem levar seus filhos no horário de trabalho ou escolar. Estamos confiantes que aos poucos estaremos protegendo mais e mais crianças”, destacou.
No dia 17 de fevereiro, mais um lote de vacina da Pfizer destinada a crianças de 5 a 11 anos chegou ao Acre para reforçar a campanha de imunização contra a Covid-19. Desta vez, o Ministério da Saúde enviou 11,3 mil doses do imunizante ao estado.
Além das vacinas pediátricas, o Acre recebeu 21.480 doses de vacinas Butantan, destinadas ao público adulto.
Foi o sexto lote entregue pelo governo federal para a Saúde Estadual. Com os seis lotes, o estado já contabiliza 89.420 doses de vacinas pediátricas, sendo possível vacinar 74,5% do público infantil, já que a estimativa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) é vacinar aproximadamente 120 mil crianças de 5 a 11 anos.
Casos de Covid-19 entre crianças
Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde levantados a pedido do g1 apontam que o Acre registrou 4.377 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e 11 óbitos de crianças de 0 a 11 anos por conta da Covid-19 até o início de fevereiro.
A primeira criança vítima da Covid-19 no Acre foi o pequeno Douglas Emanuel Junqueira, de 4 anos. Ele morreu em maio de 2020.
No dia 5 de fevereiro, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou a morte criança de apenas 10 anos por Covid. Segundo a Sesacre, a menina deu entrada no Hospital da Criança no dia 31 de janeiro e morreu no dia 2 de fevereiro em Rio Branco.
Ainda segundo a Saúde, a menina tinha hipotireoidismo e Síndrome de Down. Na época, o g1 tentou conversar com a família da menina, mas, muito abalada, a mãe falou que não quis falar sobre o assunto.
◾Regras para vacinação
▪️As crianças precisam estar acompanhadas do pai ou da mãe ou de outro responsável legal na hora da imunização.
▪️A 2ª dose deve ser aplicada após dois meses da aplicação da primeira dose.
▪️A vacina contra a Covid-19 não pode ser administrada no mesmo período de outras vacinas do calendário de imunização infantil. O intervalo é de 15 dias.
▪️Crianças que tiveram Covid-19 devem aguardar 30 dias para receber a vacina.
▪️Aquelas que estão com sintomas gripais devem esperar passar os sintomas para poderem ser imunizadas.