Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Morador de Plácido de Castro diagnosticado com hidrocele pede ajuda para realizar cirurgia

Publicado em

O diarista Marcos Oliveira Gil, de 47 anos, tenta, há mais de um ano, agendar na rede pública do SUS, um procedimento cirúrgico, para realizar a retirada de uma bolsa de líquidos localizada no testículo esquerdo, denominada hidrocele. Segundo a esposa do paciente, ele foi diagnosticado com a doença há quase um ano e desde então, nem para uma avaliação médica foi chamado.

A diarista Marilza contou a Agência Plácido que o marido já realizou diversos exames, mas que até o momento o tratamento não foi iniciado. “Ele foi diagnosticado com a doença no ano passado. Conseguimos que ele pudesse realizar alguns exames aqui mesmo em Plácido de Castro e os médicos dizem que o caso dele é urgente”, disse.

De acordo com a mulher, Gil já passou por diversos exames, mas devido a morosidade do sistema público de saúde do estado do Acre, não pode começar o tratamento. O último exame, realizado no laboratório Bioclin, apontou que não há continuidade da doença além do testículo esquerdo, mas a família diz que não tem condições de pagar a cirúrgia e por isso, resolveu pedir ajuda.

Continua depois da publicidade

Segundo Marcos, que trabalha com limpeza de bucho bovino no matadouro de Plácido de Castro, o crescimento da bolsa de líquidos e as dores fizeram com que ficasse cada vez mais difícil de trabalhar. “Tem dias que dói muito, mas tenho que trabalhar para sustentar a minha família. Tenho tomado medicamentos que amigos me indicaram, mas tem horas que nem assim a dor passa”, contou. O casal tem uma filha de apenas 3 anos de idade.

A esposa do paciente contou que já tentou ajuda para o marido junto a Secretaria de Saúde do município, no entanto, foi orientada a aguardar um chamado que nunca chega. “Me disseram que tinhamos que aguardar, é só o que dizem. A Secretaria de Saúde daqui só falou isso e não tivemos retorno ainda”, reclamou.

A família alega ainda que por conta dos problemas de saúde que Gil vem enfrentando nos últimos meses, a cada dia tem sido mais difícil manter as despesas do lar em dia. Eles também pedem ajuda em cestas básicas para ajudar no sustento de casa. A família reside na rua José Joaquim Pereira, número 169, no bairro São Cristóvão.

Caroço do tamanho de uma “pera”

Segundo Marcos, a doença surgiu quando ele foi urinar e sentiu ardência na região da genitália. À época, procurou atendimento médico no posto de saúde do bairro, mas ouviu de um médico que o caroço poderia reduzir e até sumir com o tempo e que um procedimento cirúrgico não era emergencial no momento.

Mas o caroço só cresceu com o tempo. Gil voltou ao posto de saúde, onde foi orientado a fazer exames mais detalhados. Foi então que o problema foi descoberto e o paciente informado de que precisaria passar por uma cirurgia para retirada da bolsa de líquidos que segundo ele próprio, já se encontra praticamente do tamanho de uma pera.

Continua depois da publicidade

Hidrocele: o que é?

O hidrocele é o acumulo de líquido dentro do escroto envolvendo o testículo, o que pode deixar um pouco inchado ou um testículo maior que o outro. Embora seja um problema mais frequente em bebês, também pode acontecer em homens adultos, especialmente após os 40 anos.

Normalmente, o hidrocele não provoca lesões nos testículos, nem afeta a fertilidade. Como o inchaço também pode ser sinal de doenças mais graves, como câncer, é sempre recomendado consultar um urologista para confirmar o diagnóstico de hidrocele.

Como Ajudar Gil

Paralelamente, a família está fazendo uma campanha solidária para tentar arrecadar valores que possam adiantar o procedimento cirúrgico na rede particular de saúde.

Conta de depósito

  • Agência: 4023-1
  • Conta: 9637-7
  • PIX: (68) 99230-3342 (em nome de Maria do Carmo)

Contato: (68) 99230-3342

O valor da cirurgia para retirada da bolsa de líquidos é de R$: 9.000,00.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress