CIDADES
Morador de Plácido de Castro diagnosticado com hidrocele pede ajuda para realizar cirurgia
O diarista Marcos Oliveira Gil, de 47 anos, tenta, há mais de um ano, agendar na rede pública do SUS, um procedimento cirúrgico, para realizar a retirada de uma bolsa de líquidos localizada no testículo esquerdo, denominada hidrocele. Segundo a esposa do paciente, ele foi diagnosticado com a doença há quase um ano e desde então, nem para uma avaliação médica foi chamado.
A diarista Marilza contou a Agência Plácido que o marido já realizou diversos exames, mas que até o momento o tratamento não foi iniciado. “Ele foi diagnosticado com a doença no ano passado. Conseguimos que ele pudesse realizar alguns exames aqui mesmo em Plácido de Castro e os médicos dizem que o caso dele é urgente”, disse.
De acordo com a mulher, Gil já passou por diversos exames, mas devido a morosidade do sistema público de saúde do estado do Acre, não pode começar o tratamento. O último exame, realizado no laboratório Bioclin, apontou que não há continuidade da doença além do testículo esquerdo, mas a família diz que não tem condições de pagar a cirúrgia e por isso, resolveu pedir ajuda.
Segundo Marcos, que trabalha com limpeza de bucho bovino no matadouro de Plácido de Castro, o crescimento da bolsa de líquidos e as dores fizeram com que ficasse cada vez mais difícil de trabalhar. “Tem dias que dói muito, mas tenho que trabalhar para sustentar a minha família. Tenho tomado medicamentos que amigos me indicaram, mas tem horas que nem assim a dor passa”, contou. O casal tem uma filha de apenas 3 anos de idade.
A esposa do paciente contou que já tentou ajuda para o marido junto a Secretaria de Saúde do município, no entanto, foi orientada a aguardar um chamado que nunca chega. “Me disseram que tinhamos que aguardar, é só o que dizem. A Secretaria de Saúde daqui só falou isso e não tivemos retorno ainda”, reclamou.
A família alega ainda que por conta dos problemas de saúde que Gil vem enfrentando nos últimos meses, a cada dia tem sido mais difícil manter as despesas do lar em dia. Eles também pedem ajuda em cestas básicas para ajudar no sustento de casa. A família reside na rua José Joaquim Pereira, número 169, no bairro São Cristóvão.
Caroço do tamanho de uma “pera”
Segundo Marcos, a doença surgiu quando ele foi urinar e sentiu ardência na região da genitália. À época, procurou atendimento médico no posto de saúde do bairro, mas ouviu de um médico que o caroço poderia reduzir e até sumir com o tempo e que um procedimento cirúrgico não era emergencial no momento.
Mas o caroço só cresceu com o tempo. Gil voltou ao posto de saúde, onde foi orientado a fazer exames mais detalhados. Foi então que o problema foi descoberto e o paciente informado de que precisaria passar por uma cirurgia para retirada da bolsa de líquidos que segundo ele próprio, já se encontra praticamente do tamanho de uma pera.
Hidrocele: o que é?
O hidrocele é o acumulo de líquido dentro do escroto envolvendo o testículo, o que pode deixar um pouco inchado ou um testículo maior que o outro. Embora seja um problema mais frequente em bebês, também pode acontecer em homens adultos, especialmente após os 40 anos.
Normalmente, o hidrocele não provoca lesões nos testículos, nem afeta a fertilidade. Como o inchaço também pode ser sinal de doenças mais graves, como câncer, é sempre recomendado consultar um urologista para confirmar o diagnóstico de hidrocele.
Como Ajudar Gil
Paralelamente, a família está fazendo uma campanha solidária para tentar arrecadar valores que possam adiantar o procedimento cirúrgico na rede particular de saúde.
Conta de depósito
- Agência: 4023-1
- Conta: 9637-7
- PIX: (68) 99230-3342 (em nome de Maria do Carmo)
Contato: (68) 99230-3342
O valor da cirurgia para retirada da bolsa de líquidos é de R$: 9.000,00.