Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Dirigente do Avante diz ter relatado esquema de pastores a ministro

Publicado em

O dirigente do Avante José Edvaldo Brito, presidente do partido em Piracicaba, afirmou à coluna que denunciou oesquema de propina dos pastores Arilton eGilmar Santos ao ministro da Educação,Milton Ribeiro. Brito atuou com prefeituras do interior de São Paulo para organizar eventos com a presença de Ribeiro e de técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A agenda do Ministério da Educação mostra que Brito reuniu-se com o assessor especial Gustavo Bechelany, o secretário-executivo, Victor Godoy, e o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, em 15 de setembro do ano passado. No dia seguinte, ele se encontrou com o ministro junto dos mesmos servidores.

“Há um processo na CGU. Sou o cara que fez a denúncia, prestei depoimento na CGU, disse Brito.

Continua depois da publicidade

O dirigente do Avante não quis detalhar a denúncia feita ao ministro porque oprocesso aberto na CGU corre em sigilo. Ele disse que fará uma reunião com seus advogados antes de se pronunciar oficialmente.

“Não sei se teve mais gente que denunciou. O ministro é um cara sério e tomou as providências no ano passado”, afirmou.

Brito não tem cargo eletivo, mas ajudou as prefeituras de Nova Odessa e de Monte Alto a organizarem eventos com um “gabinete itinerante” do FNDE. O evento em Nova Odessa ocorreu no dia 21 de agosto do ano passado e o de Monte Alto aconteceu em 10 de dezembro. Milton Ribeiro esteve em ambos.

Publicações no Facebook apontam que o evento em Nova Odessa reuniu autoridades de cerca de 70 cidades. Já o de Monte Alto contou com a presença de 40 representantes municipais.

À coluna, o secretário de Educação de Nova Odessa, José Jorge Teixeira, afirmou que os pastores Arilton e Gilmar estiveram no evento e discursaram junto de autoridades locais. Segundo Teixeira, os pastores organizaram um culto na cidade após o encerramento do evento. O secretário disse não ter presenciado irregularidades.

As jornalistas Renata Cafardo e Julia Affonso publicaram que versões da Bíblia comentada por Gilmar Santos foram distribuídas durante o evento em Nova Odessa. Prefeitos denunciaram que o esquema de propina envolvia a compra das Bíblias.

Continua depois da publicidade

Milton Ribeiro disse em entrevista à CNN Brasil, na quarta-feira (23/3), que recebeu em agosto uma denúncia sobre o gabinete paralelo dos pastores e comunicou o caso à CGU. O ministro não citou quem fez a acusação.

Uma reportagem de Bruno Boghossian, Constança Rezende e Paulo Saldaña mostrou que, desde setembro, quando Brito teria feito a denúncia, Milton Ribeiro teve ao menos quatro encontros com o pastor Arilton no gabinete do Ministério da Educação e uma reunião externa com ele. Em pelo menos três desses casos, houve liberação de verba do FNDE dias depois dos encontros, segundo a reportagem.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress