RIO BRANCO
Acre é o terceiro estado que menos vacinou crianças contra a Covid-19
O estado do Acre está em terceiro lugar no ranking de unidades federativas que menos aplicaram vacinas em crianças de cinco a 11 anos. Isto quem diz é o levantamento realizado pelo Observatório Covid-19 e divulgado na última sexta-feira (12).
No geral, o Acre fica atrás somente do Amapá (16%) e de Roraima (16,1%). Curiosamente, todos os estados que compõem o top 5 são da região Norte, já que o Tocantins (24,8%) e o Amazonas (25,3%) se destacam depois do Acre.
No estado, a vacinação está disponível a este público desde o dia 17 de janeiro, quando o primeiro lote pediátrico da Pfizer desembarcou no Aeroporto Internacional de Rio Branco. Na ocasião, mais de 7 mil doses foram distribuídas entre os 22 municípios, ficando quase 3 mil somente na capital.
Mesmo com, aproximadamente, 120 mil crianças se encaixando na faixa etária estipulada e apta a receber a dose em todo o estado, somente 24,6% deste público-alvo se vacinaram após mais de dois meses de campanha de imunização, o que corresponde a quase 29 mil.
Na capital, a situação também é preocupante, tendo em vista que somente 13 mil das 49 mil crianças se imunizaram, correspondendo a 26% do que as autoridades de Saúde buscam alcançar.
Vale ressaltar que, recentemente, a Vigilância Epidemiológica local fez uma campanha de imunização intitulada “Dia D de Imunização Infantil contra a Covid-19” para que o estímulo aos pais e responsáveis fosse gerado e, por conseguinte, levando as crianças às unidades de saúde para serem vacinadas.
“A expectativa era de que pelo menos 80% do público fosse vacinado neste período de dois meses, mas não chegamos nem perto disso”, falou a coordenadora da Vigilância, Socorro Martins, na época em anúncio da campanha.
Naquela ocasião, 18 pontos de vacinação, dentre UBS, Unidades de Referência à Atenção Primária (URAPs) e o Via Verde Shopping tinham sido disponibilizados em toda a cidade para atender à população.
Para vacinar as crianças, basta procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) descritas abaixo. Os postos funcionam das 8h às 12h e das 14h às 16h. Destaca-se que a logística de vacinação funciona de forma diferente, tendo em vista que é preciso ficar de observação na sala de imunização por, pelo menos, 20 minutos após a aplicação.
- USF Gentil Perdomo da Rocha
- USF Dr. Mário Maia
- USF Maria Áurea Vilela Santos
- USF Vitória
- USF Platilde Oliveira II