POLÍTICA
TRE-AC realizará plantão de atendimento ao cidadão no Via Verde Shopping
A partir deste domingo, 3, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre realizará o plantão de atendimento ao cidadão, dando mais uma opção para os eleitores resolverem suas pendências com a Justiça Eleitoral no período que antecede o fechamento do cadastro (04 de maio).
A ação denominada “rolê das eleições” será realizada sempre aos finais de semana, das 14h às 20h, no Via Verde Shopping. O primeiro dia de atendimento será no domingo, 3, e se estenderá nas seguintes datas: 09 e 10, 16 e 17, 23 e 24, e 30 de abril e 1ºde maio. Ao comparecer ao autoatendimento do eleitor, é preciso que o cidadão leve um documento oficial de identificação (carteira de identidade, de trabalho ou passaporte); comprovante de residência e certificado de quitação de serviço militar (para homens de 18 a 45 anos).
No plantão de atendimento será possível fazer o alistamento eleitoral (1ª via), alterar dados, transferir o documento para o Acre, regularizar a situação, solicitar 2ª via, esclarecer dúvidas. “Nosso objetivo é mobilizar e conscientizar a juventude sobre a importância de tirar o título de eleitor e de participar ativamente da escolha do futuro do Acre e do Brasil”, destacou Rosana Magalhães – Diretora-Geral do TRE-AC.
De acordo com a Constituição Federal, o voto no país é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Por outro lado, o voto é facultativo para os jovens com 16 e 17 anos, para as pessoas com mais de 70 anos e para os analfabetos.
Os jovens que completarem 16 anos até a data da eleição (2 de outubro) também poderão votar. “Para mobilizar essa parcela do eleitorado, que irá exercer a cidadania pela primeira vez nestas Eleições Gerais, estamos ofertando mais uma opção de atendimento para que eles possam emitir o título de eleitor. Ou seja, além dos cartórios eleitorais, eles poderão solicitar o documento, com a orientação dos servidores da Justiça Eleitoral, no Via Verde Shopping”, salientou a Diretora-Geral, Rosana Magalhães.
Mais do que votar para eleger candidatas e candidatos, cada eleição é uma oportunidade única de exercer a cidadania e de ajudar a fortalecer a democracia brasileira, afinal, é por meio dela que o poder do povo se manifesta.
As eleitoras e os eleitores que estiverem com a situação regular na Justiça Eleitoral poderão votar em outubro. Quem não tirar o título de eleitor ou não regularizar a condição até o dia 4 de maio, véspera do fechamento do cadastro eleitoral, não poderá participar das eleições deste ano. Não deixe para o último momento.