Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

RIO BRANCO

Rio Branco registra menor inflação em março, mas ainda está entre as dez capitais mais caras para se viver

Publicado em

Palácio Rio Branco. Foto: Renato Menezes/ContilNet.

Com variação de 0,42%, Rio Branco é a capital que registrou menor variação inflacionária no mês de março, mas ainda está no top 10 das mais caras para se viver. Isto quem diz é o levantamento mensal feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a prévia da inflação para 2022.

Este levantamento, que é realizado todos os meses, monitora a variação de preços em diversos grupos como vestuário, habitação, saúde e cuidados pessoais, transporte, educação, despesas pessoais, dentre outros.

Segundo o IBGE, o destaque nas quedas foram as passagens aéreas, com -7,33% de variação e -0,03 pontos percentuais de impacto. Em Rio Branco, inclusive, houve queda de -11,33% nos preços.

Continua depois da publicidade

“A metodologia aplicada no IPCA considera uma viagem marcada com dois meses de antecedência, ou seja, a variação observada no mês reflete a coleta de preços feita em janeiro para viagens realizadas em março”, diz o IBGE sobre a queda nas passagens.

VARIAÇÃO

Apesar de Rio Branco ter registrado a menor variação para o mês em razão da queda dos preços das passagens aéreas e do frango inteiro (-2,10%), e ainda estar abaixo da média nacional, que é de 3,20%, a capital do Acre está entre as dez com maior variação acumulada para o ano, ocupando a 10ª colocação com 3,18%.

Vale ressaltar ainda que em 2021, Rio Branco foi considerada como a terceira capital mais cara para se viver, com variação acumulada de 12,19%, atrás apenas de Curitiba (14,37%) e São Luís (12,22%).

Para o cálculo do índice do mês, foram comparados os preços coletados entre 26 de fevereiro e 30 de março de 2022 (referência) com os preços vigentes entre 29 de janeiro e 25 de fevereiro de 2022 (base).

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos.

Continua depois da publicidade

Rio Branco vai na contramão dos índices nacionais, já que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) teve alta de 1,71% em março, acima do resultado do mês anterior (1,00%). Essa é a maior variação para um mês de março desde 1994, quando o índice foi de 43,08%, no período que antecedeu a implementação do Real.

*Com informações da Agência IBGE.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress