GERAL
Bocalom vira chacota na internet com fundo de faixa de pedestres azul; cor descumpre legislação de trânsito
A prefeitura de Rio Branco mais uma vez é motivo de chacota na internet por querer empurrar a todo custo o azul representando cor do seu partido. Depois do natal azulado, desta vez o fundo da faixa de pedestres recebeu o novo tom.
Em nota, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito do Município de Rio Branco (RBTRANS) escreveu que “no que tange ao caráter legal, a matéria é regida pelo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Resolução CONTRAN 236 de 11 de maio de 2007 e art. 85 do Código de Trânsito Brasileiro, e, nas referidas normas, resta evidente as diretrizes necessárias para implementação de faixas de travessia de pedestres e nenhuma aponta a impossibilidade do destaque em azul efetuado por esta Superintendência”.
Ainda segundo a nota, a sinalização horizontal – faixa de travessia de pedestres – implantada nos cruzamentos da região central dessa cidade, nas cores azul e branca, tem caráter totalmente didático a fim de chamar a atenção, trazendo maior visibilidade, aos transeuntes e condutores para a necessidade de respeito a faixa de pedestres e assim, garantir a segurança de todos àqueles que compõem o trânsito.
O que vai contra o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, onde o volume IV que fala sobre sinalização horizontal, diz que a Faixa de Travessia de Pedestres (FTP) deve ser “tipo zebrada” e na cor branca, mas nada se fala, no manual, sobre fundo azul. Inclusive, segundo a legislação de trânsito as cores devem ser branca com fundo preto e que cores vermelha ou azul, utilizada em algumas cidades, é proibido.
Como a internet não perdoa, o fundo azul fez com que internautas fizessem “memes” com referência a o desenho infantil “Os Smurfs”.