RIO BRANCO
Pais de autistas realizam manifesto em frente a SEE reivindicando mediadores nas escolas
Os pais e familiares de autistas do Acre se reuniram em frente a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Cultura (SEE), localizada na rua Rio Grande do Sul, conjunto Castelo Branco, na manhã desta quinta-feira, 5, em Rio Branco (AC).
O ato denominado como “Movimento S.O.S Autistas do Acre” reinvindica mediadores para crianças e jovens matriculados na rede estadual de ensino.
De acordo com a ativista da causa Autista, Adjayna Santo, essa esse ato é só a ponta do aiceberg, tem muitas coisas que movem a manifestação. Incluisive, ela mostrou à nossa equipe um abaixo assinado em que foi colhido mais de 1.000 assinaturas de pais e familiares de autistas.
No documento, é feito um apelo pedindo melhorias nos atendimentos dois locais de atendimento a esse público em Rio Branco: o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e o Mundo Azul (Anexo a Policlínica Barral y Barral.
Entre os problemas existentes o de não haver vagas por conta do crescente número de crianças diagnosticadas todos os dias. “Milhares se encontra em uma fila de espera, por anos de espera, causando um abandono do poder público a essas pessoas que tanto necessita de terapias de intervenção e a falta de acompanhamento necessário”, diz o documento.
Os manifestantes conversaram com Aberson Carvalho, secretário de Estado de Educação, que disse que irá convocar de imediato 100 profissionais e em uma segunda oportunidade mais 200 para atender a demanda.
Ele diz ainda que só com a volta as aulas é capaz de saber, de fato a necessidade de cada aluno.
Agora Adjayna Santos, ativista da causa Autista em Rio Branco, diz que irão aguardar para que o secretário cumpra com o que prometeu, mas garante que o movimento não vai parar por aqui