Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Acreano denuncia golpista na OLX

Publicado em

Um internauta, que prefere não se identificar, procurou o Na Hora da Notícia para denunciar um golpista que tem atuado na plataforma OLX.

Segundo ele mostra nos prints, ele oferece um veículo com um valor bem abaixo do mercado e quando aparece alguém interessado ele informa um número para conversar via WhatsApp. No diálogo ele conta uma história para justificar o motivo da venda barata e, no fim, pedir uma quantia para iniciar a operação de compra e venda.

O delegado de Polícia Civil, Nilton Boscaro, já relatou a imprensa local e orientou o que fazer. Ele explica ainda como o golpista atua, de acordo com o agente civil, o golpista vê um anúncio na internet (OLX, Facebook, etc.) e faz contato com o vendedor, demonstrando interesse em comprar o produto (ex.: veículo, vídeo game, etc.), solicita que o vendedor retire o anúncio da internet, o que é atendido pelo vendedor. A partir daí o golpista copia o anúncio publicado na internet e republica (faz um novo anúncio) de venda do produto, mas com outro número de telefone (o dele) e com o valor abaixo do mercado. A pessoa interessada em comprar o produto (o comprador) faz contato no telefone que está no anúncio e, sem saber, fala com o golpista, imaginando conversar com o legítimo vendedor do produto. O comprador negocia o produto com o golpista, o qual, para dar aparência de veracidade, sugere que o comprador veja o produto antes de comprar.

Continua depois da publicidade

A orientação para que venha a cair neste tipo de golpe é copiar a URL (endereço da internet – OLX, Facebook, etc.) de onde foi postado o anúncio; desconfiar de valores comercializados abaixo do mercado; desconfiar de solicitações de urgência ou pressa; quando for mostrar ou ver o produto, converse com a pessoa sobre as tratativas, principalmente acerca dos valores; analise o produto pessoalmente e converse sobre a situação do produto (nota fiscal ou outro documento de propriedade, eventuais multas, etc).

Veja o vídeo:

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress