Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Hemoacre registra baixos índices de doação e escassez de sangue preocupa equipe

Publicado em

Equipe do Hemoacre em ação itinerante no ônibus. Foto cedida

A doação de sangue é uma atitude que salva vidas, traz benefícios à saúde do doador, além de benefícios sociais, como folga no trabalho e direito de utilizar a fila preferencial em estabelecimentos como bancos e supermercados. Essas são apenas algumas das vantagens de doar sangue, e mesmo com esses e outros incentivos, a procura pelo Hemoacre tem sido insatisfatória. A média de 20 doações por dia não supre a necessidade dos bancos de sangue do Acre.

É o que explica a coordenadora da Captação de Doadores do Hemoacre, Quesia Nogueira. “Hoje temos dois hemonúcleos, um em Cruzeiro do Sul e e outro em Brasileia, além de um ônibus coleta externa que atualmente está atuando mais à noite. Para abastecer o Acre precisamos de 70 doações efetivas por dia, de segunda a sexta-feira, e o que temos é uma média entre 15 e 20 doações diárias. Quando atingimos 35 doações consideramos um dia excelente”, disse.

Continua depois da publicidade

Ela disse que várias estratégias de divulgação são adotadas. “Fazemos campanhas frequentes, com diferentes públicos. De festa junina a ‘faça doação com sua turma’. Quando são mais de três doadores vamos buscar com a nossa Van. Mesmo assim, ainda não temos uma procura pela doação como o nosso estado precisa e esse fato é muito preocupante”, comentou Quesia, aproveitando para pedir que a população se sensibilize e doe sangue.

De acordo com Quesia, hoje, se acontecer um acidente de grandes proporções no Acre, que haja a necessidade de sangue nos hospitais, o banco de sangue não consegue atender. “Fica difícil quantificar, o estoque é dinâmico, mas o fato é que normalmente ele é baixo. As pessoas pensam que dá tempo doar num momento de crise, mas é importante lembrar que após o processo de doação, o sangue passa em torno de 48 horas para ser liberado, porque são feitos vários exames, aqui e em Brasília”, explicou.

Continua depois da publicidade

A próxima ação itinerante do Hemoacre acontecerá na próxima semana, nos dias 24 e 25, na Estácio Unimeta, Avenida Nações Unidas, Bosque, das 18h às 21h30.

Divulgação da próxima ação itinerante. Foto reprodução

Levantamento CNN

O Acre está entre os 16 estados, além do Distrito Federal, com bancos de sangue apresentando estoques baixos ou críticos. O levantamento foi feito pela CNN, realizado com base em informações das secretarias de Saúde e dos hemocentros.

Continua depois da publicidade

Além do DF, a escassez atinge Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Amazonas, Tocantins, São Paulo, Mato Grosso, Maranhão, Acre, Piauí, Sergipe, Goiás, Pará e Rondônia.

Serviço:

Continua depois da publicidade

As pessoas interessadas em contribuir para salvar vidas, doando sangue, podem procurar os seguintes endereços:

Rio Branco – Avenida Getúlio Vargas, 2.878, Bosque. Telefone: (68) 3248-1380
Cruzeiro do Sul – Rua Pedro Telles, Nº 600, Manoel Terças. Telefone: (68) 3322-4318
Brasileia – Rua Generalissimo Deodoro, Bairro Raimundo Chaar. Telefone: (68) 3546-3791

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement