A nova carteira de identidade passa a ter um único número de identificação. Agora é pelo CPF. Antes, cada brasileiro poderia ter até 27 números de RG. Ou seja, um para cada estado. Com as mudanças, veja quando será preciso pedir o novo documento.
De acordo com o governo federal, o atual modelo de RG deixará de existir. Agora o documento passa a ter um código de barras, que vai trazer mais segurança na checagem de autenticidade por meio do QR Code.
Nova carteira de identidade
Continua depois da publicidade
Os brasileiros vão ter o documento em dois formatos: físico e digital. Os estados já podem emitir a nova carteira de identidade desde 1º de março.
Apesar disso, os institutos responsáveis pela emissão têm até o ano que vem para se adequarem. Outro detalhe é que o cidadão não precisa correr para ter o novo documento.
O RG atual seguirá valendo. O governo autorizou o uso pelo prazo de 10 anos, para quem tem menos de 60 anos. Para os cidadãos com idade acima disso, o atual RG não perderá a validade.
Aos poucos, o número de RG deixará de existir, já que os novos documentos já virão com o cadastro unificado pelo CPF. Assim, independentemente do estado de emissão da segunda via, o número será o mesmo.
Veja como fica a validade do atual RG:
- Crianças de 0 a 12 anos – O RG atual ainda terá validade de 5 anos;
- Pessoas de 12 a 60 anos – O RG atual ainda terá validade por 10 anos;
- Idosos acima dos 60 anos – O RG atual terá validade por tempo indeterminado.
Dessa forma, a nova carteira de identidade brasileira só passará a ser obrigatória a partir de 2032, quando o documento de todos os adultos com prazo de 10 anos estiver vencendo. Quando chegar a hora, a carteira será emitida pela Secretaria de Segurança Pública de cada estado.
Propaganda