Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Minas Gerais investiga 1º caso de suspeita de morte por varíola dos macacos

Publicado em

Imagem de microscopia do vírus da varíola dos macacos/ Cynthia S. Goldsmith/CDC

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou, nesta segunda-feira (13/6), que foi notificada a morte de um paciente com suspeita de varíola de macacos no estado. Esse é o primeiro óbito que pode estar relacionado à doença no mundo.

Não foram divulgadas informações sobre idade ou gênero do paciente, porém, trata-se de um residente de Uberlândia, que trabalha em Araguari, no Triângulo Mineiro.

De acordo com a pasta, este é o primeiro caso suspeito da doença no estado. O paciente foi a óbito no sábado (11/6) e contatos próximos estão sendo monitorados, mas nenhum foi identificado como sintomático. A Fundação Ezequiel Dias (Funed) está responsável pela análise das amostras coletadas.

Continua depois da publicidade

Até o momento, nenhuma morte em decorrência da doença no mundo, segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Avanço da doença

O Ministério da Saúde informou, no último domingo (12/6), que recebeu a confirmação do terceiro caso de varíola dos macacos no país. O paciente é de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O homem diagnosticado tem 51 anos e histórico de viagem a Portugal, no início do mês. A infecção foi confirmada laboratorialmente por RT-PCR pelo Instituto Adolf Lutz de São Paulo (IAL/SP).

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress