GERAL
Sesacre fica em alerta para possível aumento de casos de síndromes respiratórias
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informou que está em alerta para o possível aumento dos casos de síndromes respiratórias que podem acontecer com a chegada do período de estiagem que se aproxima.
Os próximos meses são caracterizados por seca, queimadas e muita fumaça, o que ocasionam a baixa umidade do ar potencializando problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos, que podem desenvolver doenças como rinovírus, influenza, parainfluenza, adenovírus, metapneumovírus e sincicial respiratório (VSR).
Pensando em realizar um plano estratégico de prevenção, o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde do Acre, Gabriel Mesquita, orienta as pessoas a manterem alguns cuidados com a saúde, como se hidratar, ter umidificadores de ar dentro de casa, ou até mesmo baldes de água ou toalhas molhadas, tornando o ambiente menos propício à proliferação das síndromes gripais.
Gabriel destaca que, apesar de todos estarem exposto a essas doenças, o grupo considerado como de risco é o composto por crianças e idosos, já que são mais suscetíveis à evolução de doenças no aparelho respiratório.