GERAL
Energisa diz que energia furtada nos primeiros seis meses do ano poderia abastecer Cruzeiro do Sul por 45 dias
O grupo Energisa Acre informou que identificou, nos primeiros seis meses de 2022, pelo menos 6,2 mil irregularidades no Acre, um aumento de 7% se comparado ao ano anterior. Além disso, a empresa afirma que essa quantidade furtada, abasteceria por 45 dias o município de Cruzeiro do Sul.
Ainda de acordo com a concessionária, a prioridade é combater as fraudes e manter um fornecimento de qualidade e para isso, as inspeções, que são realizadas partir de análises de perfil de consumo e denúncias, servem tanto para coibir quanto para conscientizar as pessoas.
Somente este ano, 23,3 mil unidades foram inspecionadas, além de 7,5 mil ações de regularização, blindagens e adequações. Vale ressaltar que ligação clandestina de energia é crime previsto no Código Penal Brasileiro e sua denúncia, que pode ser feita através do site da Energisa, é mantida em total anonimato.
Segundo o afirma o gerente do Departamento de Combate a Perdas da Energisa Acre, André Klein, a ligação clandestina é uma prática criminosa e que todos saem perdendo. “O famoso ‘gato’, além de crime, gera prejuízos a toda a sociedade. Além disso, isso sobrecarrega a rede elétrica e pode provocar acidentes. Empregamos tecnologia de ponta e ações coordenadas no combate ao furto. Precisamos combater o furto e a população tem um papel fundamental nisso, denunciando esses crimes”, concluiu.