Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Quadrilha Junina: o remédio para males da alma; conheça a história da quadrilheira que viu no movimento junino a maneira de amenizar a depressão

Publicado em

Que dançar faz bem ao corpo e a mente é algo que ninguém duvida, mas dançar quadrilha, fazendo parte do São João cura e ameniza diversos males. Conheça a história da quadrilheira que viu no movimento o remédio que acalmou seu coração ansioso e crises de depressão.

Lutando contra o mal do século há quatro anos, Isabelly Cristine de Souza Vale, 18 anos, brincante da quadrilha Explode Coração, conta que foi o movimento junino que a motivou a melhorar e ser alguém melhor para ela mesma, que já se sentia vencida pela depressão.

“Estava em um estágio quase decadente de depressão quando fui convidada para assistir os ensaios da Junina Explode Coração. Comecei a me interessar, passei a visitar os ensaios da quadrilha, que é na minha comunidade, no Tancredo Neves, e, aos poucos, comecei a me identificar. Iniciei os ensaios e foi como um refúgio dos dias ruins”, conta Isabelly.

Continua depois da publicidade

A quadrilheira relata ainda que a quadrilha a ajudou, a acolheu e mostrou como a cultura junina é importante. “Me ensinou a ter foco, paciência e foi todo um processo de aceitação de encontro comigo mesma”.

Isa, como é chamada pelos mais íntimos, diz que sua mudança para melhor foi notória na sua família, que sempre a apoiou, principalmente sua mãe. “Eles viram minha evolução como pessoa, principalmente minha mãe, que passou junto comigo. A cura da depressão é todo um processo e bem logo. Inclusive, eu ainda estou nesse processo”, afirma.

A quadrilha Junina Explode Coração atua na comunidade do bairro Tancredo Neves há três anos com um trabalho social de tirar jovens da rua e inseri-los na cultura como forma de ocupar o tempo em um ambiente saudável.

De acordo com o coordenador geral da junina, José Cleson de Lima, a Quadrilha Junina Explode Coração é um grupo informal sem fins lucrativos, filiada à Liga de Quadrilhas Junina do Acre (LIQUAJAC), desde do ano de 2019. O grupo hoje é formado por 60 componentes divididos nas mais diversas funções. Sendo 90% formado por adolescente e jovens. Este é o segundo ano de apresentações da Junina.

“Para nós da Junina Explode Coração, o trabalho não se resume apenas em entrar no tablado e apresentar espetáculo e/ou ganhar um título. Nosso trabalho antes de tudo, é um trabalho de inclusão e oportunidade para toda a comunidade, em especial para as juventudes. Mostrar que eles são capazes de dançar no mesmo nível dos grupos mais antigos, que são capazes de confeccionar seus próprios figurinos e adereços, que são capazes de movimentar a comunidade, estar acolhendo o grupo desde do início, que são eles os protagonistas de suas próprias histórias, são nossos objetivos”, diz o coordenador.
Para Cleson, a satisfação está em ver o brilho no rosto do público que os assistem, em especial as crianças e as mulheres [tema da junina na temporada 2022]. “Os aplausos recebidos, mostram que estamos no caminho certo”, conclui.

Tema temporada 2022

Coisa de mulher: pra alguns, uma limitação. Pra outros, um leque de oportunidades:

Continua depois da publicidade

Como limitação, é argumento para uma sociedade injusta, que nega direitos, que oprime, que mata, para manter privilégios ou, lamentavelmente por medo dos potenciais das mulheres.

Como oportunidades, exemplos de lutas, de mulheres que se erguem, que saem e conquistam. Mulheres fortes por natureza, que são mãe e pai, sinônimo de amor e cuidado, fonte de vida, que enfrenta os problemas de frente, que só querem ser feliz e decidir o seu próprio destino.

Homenagear as mulheres, trazendo pra apresentação um espetáculo de diversidade, a junina mostrará a leveza, a força, a magnitude e o esplendor da mulher em sua essência. Isso é Coisa de mulher.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress