BRASIL
Mapa emite alerta e reforça ações de combate contra doença incurável da bananeira
Apesar de ainda não ter chegado ao Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) emitiu um alerta para que as superintendências federais dos estados reforcem o monitoramento sobre a fusariose raça 4 tropical da bananeira. Segundo relatos, recentemente, a praga se dispersou para outras regiões peruanas, além de existirem suspeitas de ocorrência da doença em outros países latinos fronteiriços com o Brasil.
No Vale do Ribeira, em São Paulo, maior produtora de banana do país, as ações de monitoramento e prevenção já foram realizadas no primeiro semestre deste ano, porém, em função desse novo alerta, a equipe da Superintendência Federal de Agricultura (SFA-SP) irá prorrogar o monitoramento. Nas regiões de Riolândia, Santo Antônio do Aracanguá, Getulina, Novo Horizonte e Colina, as coletas para reforçar as ações preventivas seguirão até o dia 8 de julho.
Esse levantamento vai ser realizado em todos os municípios que produzem a banana de forma comercial.
Além disso, a SFA-SP ainda irá promover palestras voltadas aos produtores rurais. Essas ações de orientação devem ocorrer nas regiões de Fernandópolis, Jales, Andradina, Assis, Avaré, São Bento do Sapucaí e Vale do Ribeira.
A fusariose raça 4 tropical atinge a planta por meio do solo e mudas infectadas e implementos e instrumentos agrícolas de poda infectadas. A doença penetra na planta, entupindo os vasos que conduzem a seiva, impedindo assim o transporte de água e nutrientes, fazendo com que a planta seque, fique amarelada e morra. O fungo permanece no solo por mais de 40 anos, tornando inviável a continuação da cultura na área.
Ainda não há controles químicos capazes de combater a praga, nem variedades de bananas resistentes a ela tanto no Brasil quanto no mundo.
Fonte: Agroplus.tv
Fonte: AgroPlus