Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Câmara dos Deputados promove audiência pública para debater soluções acerca dos prejuízos financeiros na suinocultura 

Publicado em

Na última terça-feira (05), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), da Câmara dos Deputados, promoveu uma audiência pública para debater possíveis soluções para reduzir os prejuízos financeiros na suinocultura nacional.   

A discussão foi realizada duas semanas após a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) apresentar à bancada ruralista as dificuldades vivenciadas com o excedente da carne suína no mercado interno e reforçar a necessidade de medidas emergenciais de apoio ao setor. 

Conforme os dados levantados pela ABCS, em médias, os custos de janeiro a maio de 2022 aumentaram em 9%, no entanto, em contrapartida, o preço de venda caiu 32% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse cenário prejudica, principalmente, o produtor independente, que representa cerca de 25% do setor. 

Continua depois da publicidade

Analisando o setor, as linhas do Plano Safra como o PRONAF, PRONAMP E INOVAGRO, não se enquadra com a realidade do suinocultor, visto que a atividade demanda de muito investimento e giro de capital, precisando de maiores limites para contratar o crédito disponibilizados. Considerando isso, o Plano Safra 2022/2023 focou em expandir o volume de crédito, para tentar corresponder ao aumento do custo de produção da suinocultura. 

O chefe da assessoria especial de estudos econômicos do Ministério da Economia, Rogério Boueri, afirmou que assim que o plano safra começar a rodar, as demandas e sugestões trazidas durante a audiência serão analisadas para saber quais delas, realmente, são possíveis de viabilizar. 

A audiência foi realizada a pedido da deputada Aline Sleutjes (PROS-PR), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). 

 Fonte: Agroplus.tv

Fonte: AgroPlus

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress