BRASIL
Devido ao período de seca produtores utilizam estratégias para evitar incêndios rurais
Devido ao período de seca em Mato Grosso, os produtores rurais buscam utilizar estratégias de prevenção e intensificar os cuidados para evitar o início do fogo. Durante esse período, a probabilidade de incêndios rurais aumentam em razão das altas temperaturas e da baixa umidade relativa do ar e da ausência de chuvas.
Entre as estratégias de prevenção de incêndios estão a realização de aceiros, sobretudo nas áreas próximas às rodovias e entre propriedades vizinhas, e a manutenção das redes elétricas, que estejam próximas às propriedades rurais, visto que cabos rompidos podem originar faíscas e consequentemente incêndios.
Outras técnica é manter a comunicação entre os moradores das residências próximas, para que os produtores possam atuar em conjunto, a fim de evitar a propagação e possíveis estragos nas áreas, caso seja identificado algum foco de incêndio.
Desde o dia 1° de julho – período proibitivo do fogo – os produtores não podem mais fazer uso de fogo nas áreas rurais para atividades de limpeza de pastagem. Entre 1º de julho e 30 de outubro fica autorizado o uso do fogo somente para as práticas de prevenção e combate a incêndios realizadas pelas instituições públicas responsáveis.