Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Inverno exige maior atenção e cuidado na produção de erva-mate

Publicado em

Com o início do inverno, o cultivo e o manejo da erva-mate, companheira do povo gaúcho, exigem uma maior atenção, a fim de garantir a qualidade do desenvolvimento da planta, além de protegê-la de doenças causadas, por exemplo, pela alta umidade do ar. Realizar o manejo correto da erva-mate trata-se também, de uma questão atrelada à saúde do consumidor. 

Nesse período, onde acontece a quebra da dormência das sementes (desenvolvimento da planta), em que as sementes colhidas em janeiro e março já foram limpas e estão prontas para serem estratificadas na areia, o produtor deve prestar um cuidado especial em relação a manutenção da umidade adequada do recipiente que armazena a semente. Sem esse manejo correto dos viveiros, a dificuldade de controlar doenças e realizar as medidas sanitárias se ampliam. 

Nessa época, também deve-se evitar que a água da chuva entre nos viveiros, uma vez que para a rustificação das mudas é necessária a exposição ao sol. Para a muda completar seu desenvolvimento antes de ser plantada no campo, a umidade do ar deve estar média, para que não haja prejuízos relacionados a operacionalização do plantio. 

Continua depois da publicidade

Também é fundamental se atentar ao cuidado com o solo, pois há risco de erosão devido à concentração de água em um curto período de tempo. É recomendado ainda, para um bom desenvolvimento, a implantação das plantas de cobertura durante o outono, para que as mesmas estejam prontas no inferno, além de auxiliar na regulagem da microfilia, cuidado da temperatura, da umidade, entre outras coisas. 

No inverno, a preocupação com pragas tendem a ser baixas, já que eles tendem a atacar entre a primavera e o verão. No entanto, o produtor precisa monitorar de perto o surgimento de doenças, geradas pela umidade e precipitações. A adubação também não é recomendada durante o inverno. 

Devido às geadas e do frio causados pelo inverno, as práticas de poda de formação devem ser substituídas por outras formas, como a de colheita. 

Fonte: AgroPlus

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress