MUNDO
OMS confirma surto do vírus Marburg após mortes; entenda a doença
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o primeiro surto de Marburg em Gana, depois que os laboratórios confirmaram as infecções em duas pessoas que morreram no final do mês passado no país.
A doença – uma febre hemorrágica infecciosa da mesma família do Ebola – é transmitida às pessoas por morcegos frugívoros e transmitida entre as pessoas através do contato direto com fluidos corporais de pessoas e superfícies infectadas.
Os dois pacientes que morreram da região de Ashanti, no sul de Gana, não tinham ligação.
O primeiro caso foi o de um homem de 26 anos que deu entrada em um hospital em 26 de junho e morreu em 27 de junho.
O segundo era um homem de 51 anos que foi internado no mesmo hospital em 28 de junho e morreu no mesmo dia, segundo a OMS.
“As autoridades de saúde responderam rapidamente, adiantando-se na preparação para um possível surto”, disse o diretor regional da OMS para a África, Dr. Matshidiso Moeti.
“Isso é bom porque sem ação imediata e decisiva, o Marburg pode facilmente sair do controle. A OMS está na área apoiando as autoridades de saúde e agora que o surto foi declarado, estamos mobilizando mais recursos para a resposta”, acrescentou.
Mais de 90 contatos das pessoas que morreram, incluindo profissionais de saúde e membros da comunidade, foram identificados e estão sendo monitorados para verificar se apresentam algum sintoma da doença;
Marburg é potencialmente mortal: as taxas de mortalidade em surtos anteriores variaram de 24% a 88%.
Este surto marca apenas a segunda vez que a doença foi detectada na África Ocidental. A Guiné confirmou um único caso detectado em agosto, segundo a OMS. O surto na Guiné foi declarado mais de cinco semanas depois.
Surtos anteriores de Marburg e casos individuais apareceram em Angola, Congo, Quênia, África do Sul e Uganda.
De acordo com a OMS países vizinhos devem estar em alerta máximo, pois há risco do vírus se espalhar.
Quais os sintomas de Marburg?
O período de incubação do vírus Marburg pode variar de 2 a 21 dias. A doença começa abruptamente, com febre alta, dor de cabeça intensa e mal-estar grave. Dores e dores musculares são uma característica comum.
Diarreia aquosa grave, dor abdominal e cólicas, náuseas e vômitos podem começar no terceiro dia. A diarreia pode persistir por uma semana.
Além disso, outra característica do quadro grave da doença é o sangramento entre 5º e 7º dias. Muitas vezes, o sangue pode sair nos vômitos e nas fezes e é frequentemente acompanhado de sangramento pelo nariz, gengivas e vagina.
Outro sintoma relatado é a orquite (inflamação de um ou ambos os testículos) foi relatada ocasionalmente na fase tardia da doença (15 dias).
De acordo com a OMS, nos casos fatais, a morte ocorre mais frequentemente entre 8º e 9º dias após o início dos sintomas, geralmente precedida por perda de sangue grave e choque.