POLÍTICA
Zelensky mira Bolsonaro e diz que neutralidade ‘permitiu a fascistas engolir a Europa na 2ª Guerra’
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou nesta terça-feira 19 a postura de neutralidade de Jair Bolsonaro (PL) sobre a guerra deflagrada pela Rússia no Leste Europeu.
Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, Zelensky detalhou a conversa por telefone que teve com o ex-capitão na segunda 18.
“Eu não apoio a posição de neutralidade dele”, disse o presidente ucraniano. “Não acredito que alguém possa se manter neutro quando há uma guerra no mundo.”
Ele também estabeleceu uma comparação entre a neutralidade após a invasão da Ucrânia pela Rússia e o início da Segunda Guerra Mundial.
“Na Segunda Guerra Mundial foi assim: muitos líderes ficaram neutros em um primeiro momento. Isso permitiu que os fascistas engolissem metade da Europa e se expandissem mais e mais, capturando toda a Europa”, prosseguiu. “Ninguém pode ficar no meio do caminho.”
Na segunda-feira, Zelensky afirmou nas redes sociais ter discutido com Bolsonaro “a situação no front” e “a importância de retomar as exportações de grãos para evitar uma crise alimentar global provocada pela Rússia”. E emendou: “Apelo a todos os para todos os parceiros para que se juntem às sanções contra o agressor”..