Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Ucrânia e Rússia assinam acordo da ONU para exportação de grãos

Publicado em

A Rússia e a Ucrânia assinaram, nesta sexta-feira (22), um acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) junto com a Turquia para permitir a exportação de grãos e fertilizantes pelo portos ucranianos sitiados do Mar Negro. Estima-se que com a safra retida, desde a invasão da Rússia em fevereiro, cerca de 22 milhões de toneladas de grãos ficaram impossibilitados de serem exportados, causando assim uma grave escassez global de alimentos e aumento dos preços dos produtos agrícolas. 

O plano assinado, nomeado como “Iniciativa do Mar Negro”, possibilitará as exportação de volumes significativos de alimentos em três portos ucranianos no Mar Negro, sendo eles: Odessa, Chernomorsk e Yuzhni.

O acordo tem como objetivo auxiliar na estabilização dos preços globais dos alimentos, que já estavam em níveis recordes antes mesmo do início da guerra na Ucrânia. O plano ainda prevê a instalação de um centro de controle em Istambul, com funcionários da Turquia, Rússia, Ucrânia e da ONU para administrar, coordenar a exportação de grãos e inspecionar os navios para garantir que não haverá o transporte de armas. 

Continua depois da publicidade

O acordo assinado em Istambul tem validade de 120 dias. A ONU espera que o mesmo seja renovado continuamente, a fim de normalizar a exportação de grãos nos próximos meses. 

A Ucrânia é o quinto maior exportador mundial de trigo e está entre os três maiores produtores de milho, cevada e sementes de girassol.

Fonte: AgroPlus

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress