Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Ferrugem asiática da soja: como identificar e prevenir

Publicado em

A ferrugem asiática é uma das doenças que mais preocupam os produtores de soja, especialmente, pela mesma ser prejudicial à produtividade. Diante disso, a equipe do Agroplus.tv contatou o engenheiro agrônomo e fiscal do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Rogaciano Arruda, para explicar mais sobre a doença e como o produtor deve agir caso ela seja identificada. 

Causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, a doença tem como principal dano a desfolha precoce das plantas, o que impede a completa formação dos grãos e, consequentemente, gera a perda de produtividade do sojicultor. Para que a praga ocorra nas lavouras, conforme explica Rogaciano, é preciso que ocorra o ‘tripé’, ou seja, que haja o patógeno (fungo), clima favorável e a presença da planta.

Levando esses fatores em consideração, nos estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins, desde 2006, foi instituído o Vazio Sanitário, que corresponde ao período de entressafra, de 15 de junho a 15 de setembro, totalizando 90 dias, onde é proibida a presença de plantas vivas de soja tanto nas lavouras quanto nas rodovias estradas e entorno de armazéns, uma vez que não havendo soja a doença não se instala e, com isso, há um controle acerca da doença. 

Continua depois da publicidade

Segundo o fiscal do Indea além de controlar a doença, a medida fitossanitária ainda atua na redução da pressão da doença para que na próxima safra a incidência da praga seja menor.

Identificada na parte inferior da folha, onde estão as urédias – local em que a praga se reproduz – inicialmente é possível observar pequenas pontuações de coloração mais escuras que o tecido foliar superior. A coloração dessas urédias, ao longo do tempo, passa de castanho-claro para castanho-escuro e o tecido foliar também tem sua coloração alterada passando a ficar castanho-claro.

Caso o produtor identifique a doença em suas lavouras, Rogaciano reforça as medidas necessárias que devem ser tomadas. “É preciso que o produtor realize o acompanhamento da soja e a inspeção do campo rotineiramente. Caso a ferrugem asiática seja identificada é recomendado que o produtor dê início ao tratamento com um fungicida”.

Fonte: AgroPlus

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress