EXPOACRE
MPAC flagra problema na barreira sanitária e carteira de vacinação é exigida na 3ª noite de Expoacre
O Ministério Público do Acre (MPAC) constatou que a carteira de vacinação contra a Covid-19 não estava sendo cobrada na entrada da Expoacre 2022. Na noite desta segunda-feira (1º) o documento foi exigido na entrada da feira agropecuária.
O Na Hora da Noticia mostrou que na primeira noite não houve cobrança do documento, somente após as 22h. Mesmo com o chefe da Vigilância Sanitária, José Ribamar Queiroz, afirmando que a partir de domingo (31) a carteira seria exigida, novamente não houve cobrança do documento, no segundo dia da feira.
Diante do problema na barreira sanitária, a equipe do plantão do MPAC na Expoacre foi até as entradas e constatou que não estava havendo a cobrança da carteira de vacinação, sendo esta, uma exigência estabelecida no decreto vigente e uma das condições para a realização do evento.
A 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde, buscou, nesta segunda-feira, informações e, por meio do promotor de Justiça Ocimar da Silva Sales Júnior, reuniu-se com os representantes do evento e da Vigilância Sanitária Estadual, visando sanar as falhas ocorridas, para que a apresentação das carteiras seja efetivada nos portões de entrada.
Os órgãos responsáveis garantiram ao MPAC que vão organizar suas esquipes, a fim de que a segurança do evento, com o auxílio da Vigilância Sanitária e da Segurança Pública, promova a correta averiguação dos comprovativos de vacinação do público.
“A reunião foi importante para entender os pontos de ajustes necessários e, com isso, restou pactuada uma ação firme e conjunta para a efetivação da cobrança da carteira”, ressaltou o promotor Ocimar Júnior.
Na noite desta segunda, o documento foi exigido em todas as entradas do parque. A reportagem do Na Hora da Notícia também presenciou o momento em que uma jovem foi barrada por ter esquecido de trazer a carteira de vacinação.
O MPAC reforçou que, por meio de suas equipes plantonistas no evento, seguirá com as fiscalizações, a fim de garantir a segurança da saúde da população durante a feira agropecuária.