Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

EXPOACRE

Técnicos e produtores rurais participam de capacitação na Expoacre

Publicado em

A Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa) realizou nesta quarta-feira, 3, como parte da programação da Expoacre 2022, um curso de formação e atualização sobre o café, direcionado aos técnicos da instituição em todo o estado, e um ciclo de palestras sobre a cafeicultura para os produtores rurais do Baixo Acre.

O curso para os técnicos da Sepa, realizado no auditório do Ministério da Agricultura, terá a duração de três dias, e tem o objetivo de atualizá-los, para que possam prestar melhor assistência técnica aos produtores rurais. Já o ciclo de palestras sobre o café para os produtores rurais, realizado no auditório do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), durante todo o dia, conta com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae/AC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e visa levar novos conhecimentos sobre as tecnologias disponíveis na cultura do café, para que os produtores possam aplicá-los em suas culturas e também disseminar em suas comunidades.

O secretário da pasta, Edvan Maciel, enfatiza que esse é o formato da Expoacre 2022, proporcionando muitas palestras durante o dia, para os mais diversos públicos:

Continua depois da publicidade

“Esse é um momento de encontro entre produtores rurais de diversas localidades que vão compartilhar experiências, tirar dúvidas uns com os outros e, ao mesmo tempo, ouvir dos técnicos da Embrapa e da Sepa orientações e dicas importantes para aplicar nas suas culturas, em suas propriedades”.

Ele explica que a atividade visa criar uma rede de contatos para que os produtores compartilhem experiências, adquiram conhecimentos e fortaleçam cada vez mais a produção.

Maria Luiza de Almeida, da comunidade Porto Luiz, em Acrelândia, que é produtora e presidente da associação de produtoras da localidade, falou da satisfação em poder aprender mais sobre o trabalho que desenvolve, a cultura do café:
“Estou achando muito bom e importante. Estamos aqui para aprender mais. Apesar de já termos o acompanhamento da assistência técnica, todo tempo a tecnologia se renova”.

Valdecir Albano, produtor, falou sobre a importância de aprender mais. “ A gente busca conhecer porque hoje, como agricultura familiar, se não tivermos conhecimento e assistência técnica, não chegamos a lugar nenhum. Então, é importante participar dessas palestras para levamos aprendizados para nossa localidade, o projeto de assentamento”, explica.

Propaganda
Advertisement