Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Acreano Júnior Manchineri é o mais jovem pré-candidato indígena do Brasil

Publicado em

Foto: Marikayu_xipaya

Junior Manchineri, indígena do povo Manchineri, de apenas 21 anos, é o indígena mais jovem do Brasil a se candidatar como deputado estadual. Sua candidatura será homologada nesta sexta-feira (5), durante convenção do Partido dos Trabalhadores (PT).

“Somos coletivos e diversos, em um estado Amazônico que possui indígenas, população negra, ribeirinhas, extrativistas, lgbtqia +, religiões de matriz africana, comunidade ayahuasqueira, católicos, evangélicos progressistas, movimento socioambiental, artistas, mulheres, professores e povos indígenas”, afirma Junior.

Com apenas 21 anos, Manchineri é pre-candidato a deputado estadual/Foto: Paulo Martins

Manchineri é filho de Elcio Severino da Silva Manchineri e Maria das Graças Costa Silva, que se conheceram no dia do enterro do líder seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988, em Xapuri.

Continua depois da publicidade

Seus avós paternos Zé Urias Manchineri e Maria Manchineri lutaram pela demarcação da Terra Indígena Mamoadate, localizada entre os municípios de Assis Brasil e Sena Madureira no estado do Acre, foi identificada em 1977, demarcada em 1986 e homologada em 1991; seus avôs maternos Expedito Ferreira da Costa e Adalgisa Pinto da Costa, naturais de Boca do Acre (AM) saíram do seringal para dar oportunidade de estudos para seus filhos em Rio Branco.

O jovem recebeu o apoio de Sonia Guajajara, importante líder indígena brasileira que em vídeo reafirmou a importância de ter mais indígenas nas assembleias legislativas.

“Júnior é um jovem guerreiro, líder que está conectado com nossas pautas, com movimento indígena e lutas coletivas”, afirmou Sônia.

“É preciso ocupar espaços que nos foram negados, para que nossas histórias sejam narradas e construídas por nós. Com a pré-candidatura, quero somar raízes, unir o direito dos povos indígenas, da juventude, dos estudantes e atuar na defesa da Amazônia. Muito mais do que uma pré-candidatura, um movimento popular”, diz o indígena.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress