Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CONCURSO

TCE determina suspensão de concurso da Polícia Civil por causa de irregularidade em edital

Publicado em

Fachada Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) — Foto: TCE-RO/Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) determinou, na quinta-feira (11), a suspensão imediata do concurso público da Polícia Civil com vagas para delegado, médico-legista, datiloscopista e técnico em necropsia. O motivo da decisão seria uma exigência ilegal em um dos cargos oferecidos no edital.

O trecho considerado irregular exige que o candidato ao cargo de datiloscopista policial apresente diploma de conclusão de curso superior, condição que não está prevista em lei.

De acordo com o TCE-RO, a irregularidade foi denunciada pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC). A entidade pediu a suspensão do Edital n. 2/2022/PC-DGPC, exclusivamente para o cargo de datiloscopista policial, entre outros pontos.

Porém, o relator do processo, conselheiro Edilson de Sousa Silva, decidiu suspender todo o certame após considerar que a data para realização da prova está muito próxima e as inscrições já foram encerradas. Deste modo, a retificação do edital e abertura de novas inscrições atrapalharia todo o andamento do processo do concurso.

Continua depois da publicidade

A delegacia-geral de Polícia Civil recebeu o prazo de cinco dias, a contar da decisão, para comprovar que a determinação foi cumprida. A decisão é monocrática e o caso ainda deve ser analisado novamente no TCE-RO.

A corporação informou ao g1 que “a parte da Polícia Civil foi feita de forma correta e quem deve se manifestar sobre o caso é a Procuradoria Geral do Estado”. O g1 também procurou a PGR sobre o caso e aguarda retorno.

 

Mais de 300 vagas

O edital para o concurso público da Polícia Civil de Rondônia foi publicado em julho deste ano. O certame oferece 319 vagas para seis cargos, com salários que chegam R$ 15 mil. Para o cargo de Datiloscopista Policial, são ofertadas 40 vagas.

As inscrições foram abertas no dia 15 de julho e encerradas em 5 de agosto, às 18h. As provas objetivas para delegado, médico-legista, datiloscopista e técnico em necropsia seriam aplicadas no dia 25 de setembro. Já as provas para escrivão e agente de polícia estavam marcadas para 9 de outubro.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress